A Robust, modelo com o qual a Volkswagen pretende entrar no segmento de picapes medias, foi fotografada na Europa já em testes de rodagem, com formas muito semelhantes à mostrada por CAR. Esta foto feita por Di Massimo Grassi na Escandinávia e publicada num site italiano.
A Robust que será comercializada no Brasil será produzida na Argentina e terá como característica principal a nova tecnologia que usa no motor. Sua rivais aqui serão a Chevrolet S-10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200.
Mas o que haveria de tão diferente? Segundo o que apuramos, uma hipótese interessante, que seria uma revolução no segmento, é o uso da taxa de compressão variável, a melhor solução para um motor bicombustível funcionar com o máximo de eficiência, independentemente da mistura de álcool e gasolina no tanque.
Essa idéia foi desenvolvida por uma empresa alemã e funciona a partir de um mecanismo simples e barato, mas que hoje é usado apenas em um protótipo na Europa.Consegue-se mudar o curso do pistão dentro da câmara de combustão, variando a taxa de compressão entre 8:1 e 16:1 dependendo do combustível que estiver sendo queimado. Isso leva a uma melhora significativa de desempenho e na economia de combustível em relação aos motores flex que vimos até agora.
A taxa também varia de acordo com a rotação quanto menor o giro, maior a taxa. Além dessa hipótese, outro item que seria inovador é o sistema que dispensa reservatório de partida a frio graças ao uso de bicos injetores aquecidos. A algum tempo avisamos que o lançamento foi adiado para 2010, resta esperar para ve-la.