O Salão de Nova York abre hoje suas portas, e entre as diversas atrações (em sua maioria modelos reestilizados) está o novíssimo Chevrolet Impala. Em sua décima geração, o sedã full-sise da fabricante norte-americana foi totalmente reformulado para deixar de ser um mero coadjuvante no mercado, e quer ser ator principal num segmento onde também estão presentes Ford Taurus, Chrysler 300C, Hyundai Azera e Toyota Avalon.
Apesar de estar entre os 20 modelos mais vendidos dos Estados Unidos, quase todas as vendas foram destinadas a frotistas ou órgãos governamentais. Agora o foco da Chevrolet é reconquistar o público comum, que há anos não vê o Impala como um carro atrativo.
Tomando por objetivo a recuperação do design clássico do Impala, a equipe de designers da marca abriu mão da grade bipartida, adotando design semelhante ao visto na semana passada no novo Traverse, e há alguns meses no Malibu. Na lateral é possível notar o vinco que começa no para-lama traseiro em direção à traseira, dando forma às lanternas, como nos modelos de meados da década de 60
Por dentro nota-se que o painel também segue o conceito de duplo cockpit. Entre os equipamentos estão o Chevrolet MyLink com tela de 8 polegadas sensível ao toque e outra de 4,2 polegadas dentro do quadro de instrumentos. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão frontal, mudança de faixa involuntária e de pontos cegos, além de 10 airbags.
O Chevrolet impala 2013 será produzido nas fábricas de Detroit-Hamtramck, Michigan e Oshawa (Canadá) nas versões LS, LT e LTZ, tendo entre as opções os motores 2.4 com eAssist, 184 cv e 23,7 mkgf de torque; 2.5 de 198 cv e 25,8 mkgf; e o 3.6 V6 de 307 cv e 36,4 mkgf. Todos utilizam tração dianteira e transmissão automática de seis marchas. Os preços deverão partir dos US$ 30 mil, algo como R$ 55.000.