26 de mar. de 2008

NOVO COROLLA LANÇADO NO BRASIL

A montadora japonesa Toyota apresentou terça-feira, dia 25, a nova geração do carro mais vendido no mundo, o Corolla. O design é atualizado com a versão européia, pelo menos no exterior, já que o painel sofreu pequenas modificações. O sedan foi o líder de vendas aqui no Brasil durante anos, mas perdeu o título ano passado para o também japonês Honda Civic, que ganhou nova geração com design muito bonito e moderno, tanto no interior quanto no exterior.

O público alvo do novo Corolla são pessoas um pouco mais velhas, elegantes e conservadoras, assim como o carro, mas ao mesmo tempo apresenta novas tecnologias, buscando inovação e segurança. O Corolla 2009 ganhou estilo inspirado no seu irmão maior, o Camry, principalmente na frente. O desenho é bastante conservador, e desde já causa polêmica quanto a sua beleza. Já no interior a história é outra, o acabamento melhorou, ficou com estilo mais atual, mas não futurista como no Civic. Os mostradores são grandes e tem fundo escuro, já os visores digitais tem fundo alaranjado. Nas versões mais simples, XLi e XEi ele tem acabamento na cor cinza, com detalhes prateados. Já na versão top de linha, a SE-G, o acabamento é preto com bege, e possui detalhes que imitam madeira, transmitindo mais sofisticação e requinte. O carro não possui mais o túnel central, o que amplia o espaço, além de possuir 17 porta-objetos. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático.

O porta-malas, aumentou, e sua capacidade passa de 437 litros para 470 litros. O novo Corolla cresceu, agora tem 4,54 metros de comprimento, 1 centímetro a mais do que o anterior, e 1,76 metros de largura, 55 mm mais largo, a altura em relação ao solo é menor, 16,5 centímetros, 0,5 a menos em relação a geração anterior.

O novo Corolla está sendo produzido na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), nas mesmas três versões de acabamento, XLi como básica, XEi como intermediária e a top de linha SE-G. O motor continua o mesmo, para todas as versões, um 1.8 VVTi Flex 16v de 132 CV com gasolina e 136 CV com álcool.

A versão XLi vem de série com ar-condicionado, trio elétrico, apoio de braço central deslizante, volante de três raios com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo e comandos internos para abertura do tanque e do porta-malas. A versão XLi tem Air Bag duplo, a XEi e SE-G tem quatro Air Bags. Ainda nas versões mais luxuosas, essas contam com acelerador eletrônico, direção elétrica, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento e faróis de xenônio com ajuste de altura e lavador, esse último disponível apenas na versão SE-G, assim como CD player que suporta arquivos MP3 e WMA com capacidade de seis discos.

Confira a tabela de preços do Novo Corolla:

- XLi manual - R$ 62.000
- XLi automático - R$ R$ 66.000
- XEi manual - R$ 68.500
- XEi manual e pacote “Couro” - R$ 70.400
- XEi automático - R$ 72.500
- XEi automático e pacote “Couro” - R$ 74.500
- SE-G automático - R$ 87.300

Preço salgado, já que com o valor pago na versão SE-G, pode-se comprar um Volkswagen Jetta, C4 Pallas ou Ford Fusion por exemplo.