A Volkswagen apresentou oficialmente a perua derivada do Golf Europeu, a Jetta Variant, que por lá é conhecida como Golf Variant. A perua chega importada do méxico custando 91.490. Já temos o sedan e a perua do Golf Europeu, só falta agora termos o hatch, mas isso não acontecerá tão cedo, apenas em 2009 a próxima geração será lançada por lá, essa sim poderá vir para o Brasil. O modelo nacional passou por uma reestilização caseira, que agradou a alguns, mas desagradou a grande maioria, causando uma imensa polêmica no mundo automotivo.
O motor empregado na Perua é o mesmo utilizado no Jetta, trata-se de um 2.5 5 cilindros de 170 cavalos de potência atingidos a 5.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 4.250 rpm. Este motor garante um desempenho ao sedan, com a perua não é diferente, o modelo acelera de 0 a 100 e 9,2 segundos e atinge velocidade máxima de 205 km/h. A transmissão é automática Tiptronic de 6 velocidades, os amortecedores possuem sistema Nivomat, que atua como uma bomba eletroidráulica, que quando o carro está carregado recoloca-o na sua altura normal em relação ao solo.
De série o modelo traz rodas aro 17”, que são opcionais no sedan, ar-condicionado automático de duas zonas, CD player com MP3, som com 10 alto-falantes, seis airbags, freios ABS com ESP, ASR (controle de estabilidade), controlador de velocidade, volante com controle do som e computador de bordo. A lista de opcionais inclui bancos de couro, teto solar panorâmico e faróis de xenônio.
O modelo tem 4,55 m de comprimento, 1,46 m de altura, 1,78 m de largura e 2,57 m de entreeixos. O porta malas é menor que o sedan, leva "apenas" 505 litros. Os preços partem de R$ 91.490 e chegam a R$ 104.000, mais que suas concorrentes, Toyota Fielder, Mégane Grand Tour e 307 SW, a primeira, assim como sua versão sedan, mudará em breve, mas um pouco depois do modelo três volumes.