Após as primeiras imagens do VW Golf VI serem reveladas, o foco se volta para sua versão esportiva, que receberá a mítica sigla GTI, e acaba de ser flagrado com disfarces. O modelo será apresentado de maneira oficial no Salão de Paris, em outubro.
A unidade de testes flagrada levava pesados disfarces na frente e traseira. A frente, como os disfarces deixam ver, terá pára-choques dianteiro diferente do modelo normal (como acontece com o atual). As entradas de ar são maiores e mais agressivas, e, pelo que indica a imagem, deixam de abrigar os faróis de neblina, que podem ser integrados ao grupo óptico principal. A traseira ganha uma saída de escape em cada lado, os discos de freio são redimensionados e as pinças são da cor vermelha.
O motor do modelo será um 2 litros TFSI, o mesmo vendido no GTI atual, de quinta geração, que receberá mudanças leves para que alcance potência máxima de 211 CV. Essa não será, porém, a versão mais rápida do modelo, que ganhará opção R, no lugar do atual R32. O Golf R deverá usar motor 2.0 TFSI com maior potência ou um 2.5 TSI, já que se distancia cada vez mais a hipótese de utilizar o 3.2 V6.