O Renault Twingo RS, mais do que um simples esportivo, é um legítimo representante dos pocket-rockets, nome criado para designar carros de medidas reduzidas equipados com motores possantes. O modelo que foi um dos carros-conceitos mais divertidos do Salão de Genebra de 2008, vai ganhar as ruas européias.
A versão mais brava do Twingo vem para completar a gama Renault Sport, que já conta com configurações nervosas dos modelos Clio e Mégane. O compacto vem equipado com motor 1.6 16V de 133 cavalos, que rendem muito bem em seu porte e peso reduzidos, e pode ser montado em dois tipos diferentes de chassis (Sport ou Cup, sendo o segundo 17 quilos mais leve do que o primeiro), conforme a preferência do motorista.
O comprador ainda pode decidir por rodas de aro 16 ou 17 e pela colocação de adesivos que realçam o caráter esportivo do modelo. Interiormente, os bancos esportivos formam um belo conjunto com os cintos de segurança na cor laranja, reforçando o caráter esportivo. Pra sorte dos aspirantes a piloto que se empolgarem demais com o ágil carrinho, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) é item de série.
Quem comprar o Twingo RS contará com um serviço exclusivo. Chamado de Renault Sport Experience, o programa visa ensinar os proprietários do veículo a tirar o máximo proveito de seus carros priorizando sempre a segurança. As aulas serão comandadas por instrutores e contam com o aval de Romain Grosjean, atual piloto de testes da equipe Renault na F-1.
O compacto apimentado poderá ser comprado a partir de setembro na França, por pouco mais de 15 mil euros.