Após fotos espias, projeções e imagens filtradas finalmente chegam as fotos e informações oficiais sobre a nova geração do BMW Z4. O modelo sofreu mudança no visual, interior e mecânica. A apresentação oficial do carro ao público acontecerá no Salão do Automóvel de Detroit, que acontecerá em janeiro de 2009. As mudanças no visual foram inspiradas no conceito GINA, e deixaram o modelo mais elegante e moderno por fora, o que também aconteceu no interior. Se o carro já era bonito agora passa a ser, sem dúvidas, um dos mais belos de seu segmento. Os faróis, a grade e o pára-choques, todos novos, deixaram a frente do modelo com estilo agressivo e sóbrio ao mesmo tempo. A lateral possui belos vincos e rodas e a traseira está com desenho modernizado e possui uma saída de escape em cada lado.
O carro cresceu 148 mm no comprimento e 9 mm na largura. Com teto recolhido a capacidade do porta-malas é de 180 litros, número que passa a 310 litros se o teto rígido, que é dividido em duas partes, estiver acionado. Para quem é alto e tinha dificuldades em se acomodar no interior do roadster uma boa notícia: a altura do teto cresceu 44 milímetros. A visibilidade lateral cresceu 40% e a traseira 52%, dados da BMW.
Uma novidade também muito importante além da transmissão DCT de dupla embreagem é a chegada da suspensão adaptativa M, que permite configurar três posições para a suspensão, sendo que na mais esportiva o carro fica 1 cm mais próximo ao solo. O controle de Condução DDC permite a modificação da resposta de direção, o conforto de marcha, o funcionamento do controle de estabilidade e no caso de modelos automáticos os tempos de mudança de marcha. Sob o pacote EfficientDynamics todos os Z4 possuem freios regenerativos, direção assistida elétrica, pneus de baixa resistência à rodagem e um indicador que mostra o melhor momento para a troca de marcha. O sistema multimídia possui conexão com a internet através do sistema ConnectedDrive e HD de 12 GB.
Três versões do modelo serão oferecidas, a “básica” é a sDrive23i, que possui motor 2.5 V6 de 204 cv a 6.200 rpm e torque de 25,48 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,6 segundos com transmissão manual de seis marchas e 7,3 segundos com câmbio automático no modo Sport com hastes atrás do volante. A versão intermediária sDrive30i possui motor 3.0 V6 de 258 cv a 6.600 rpm e torque de 31,6 kgfm. A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 5,8 segundos com câmbio manual e em 6,1 segundos com o câmbio automático, que é igual ao da versão sDrive23i. A versão mais cara e completa é a sDrive35i, que conta com motor 3.0 V6 de 306 cv e torque de 40,77 kgfm. A transmissão manual leva o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos, tempo que, segundo a BMW, é batido pelo câmbio automático de dupla embreagem, que realiza esta prova em 5,1 segundos.