A Ford irá apresentar no Salão do automóvel de Detroit o conceito Explorer America. O grande destaque do conceito baseado no carro de maior sucesso da Ford naquele país, é a eficiência energética aliada às baixas emissões de poluentes.
Segundo Jim Farley, vice-presidente de marketing e comunicações da Ford, a mentalidade dos consumidores mudou e não bastando um carro apenas ser bonito e confortável.”Os clientes são inteligentes. Eles valorizam veículos assim: o mais eficiente, o melhor”, afirmou o executivo.Segundo a montadora, a tecnologia utilizada no Conceito Explorer America permite uma economida de combustível que pode variar de 20 a 30%. O novo conceito recebe a nova linha de motores EcoBoost, que entrega dois fatores que geralmente não andam juntos: grande potência e baixo consumo. A linha EcoBoost é composta por um motor 2.0 litros de 275 cavalos de potência e um motor V6 de 340 cavalos. Em ambos os motores, o a transmissão é automática de seis velocidades.
O grande diferencial desta nova transmissão é a possibilidade do motorista selecionar as marchas mais adequadas ao estilo e condição de rodagem no momento. Uma redução de 68 quilos no peso da carroceria foi obtido com a utilização de matérias mais leves. O novo sistema de direção elétrico (EPAS) permite uma economia de 5% no consumo. A expectativa da montadora é equipar de 80 a 90% de seus modelos com este novo sistema até 2012. Muito além de um simples conceito, o Explorer América nos adianta as linhas dos futuros lançamentos da Ford, assim como as novas tecnologias presentes no protótipo.
>>>fonte carplace<<<