Após alguns meses fazendo mistério através do Twitter e Facebook, a Citroën está lançando hoje o novo Citroën C3 Aircross. O modelo foi desenvolvido no Mercosul com base no C3 Picasso europeu. Para ganhar “ares” mais aventureiros o modelo ganhou estepe na tampa do porta-malas, pneus de uso misto, suspensão elevada, molduras plásticas e quebra mato.
Em apelo e preços ele se assemelha ao Kia Soul, um carro com design marcante e até discutível, mais alto e com bom espaço interno. Entretanto o principal alvo do Aircross é o Ford EcoSport. Com dimensões de 4,28m de comprimento, 2,54 metros de entreeixos e 1.75m de altura, espaço interno é o que não falta. E para aumentar essa sensação soma-se o para-brisa panorâmico às janelas espia laterais e à posição elevada de dirigir. O porta-malas tem 403 litros de capacidade, que pode ser ampliada para 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Se o alvo da Citroën era o EcoSport, ponto para a Citroën no interior, um dos pontos fracos do Ford. O painel é inspirado no que equipa o novo C3 europeu, e traz detalhes do acabamento em aço escovado e plástico black piano. A partir da versão GLX ele recebe três mostradores sobre o painel, os inclinômetros e bússola, que na versão mais cara podem dar lugar a uma tela de LCD de 7” com GPS e sistema de som.
Por enquanto a única opção de motor é o 1.6 16V de 113cv (Etanol) e 15,8kgfm de torque máximo com câmbio manual, nas 3 versões. É especulado que o câmbio automático venha mais tarde, assim como uma opção 2.0 Flex. O Aiscross conta com garantia de 3 anos, e Citroën espera vender 2 mil unidades do modelo por mês. As unidades vendidas até 31 de dezembro de 2010 terão as 3 primeiras revisões por conta da montadora.
Confira os preços e conteúdo das versões:
GL 1.6 16V FLEX – R$ 53.900
Versão de entrada, conta de série com ar condicionado, computador de bordo, direção elétrica, apenas vidros dianteiros e retrovisores com acionamento elétrico, rack de teto, pára-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, estepe com dispositivo antifurto, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-malas com travamento elétrico, porta-luvas refrigerado, chave tipo canivete com keyless, volante com regulagens de altura e de profundidade. As rodas são de aço, aro 15”.
GLX 1.6 16V FLEX – r$ 56.400
Itens da versão GL + rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista e sistema de som com Rádio/CD mp3 e entrada para iPod.
Exclusive 1.6 16V FLEX – R$ 61.900
De série: ar condicionado digital, bancos de couro, airbag duplo, Rádio Pioneer for Citroën, freios ABS com EBD, limitador e regulador de velocidade, volante em couro, rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina e regulagem de altura do banco do motorista. Opcionais: sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, airbag lateral e sistema de Navegação MyWay.