O segundo lançamento da Kia em menos de um mês inicia, neste sábado (22), suas vendas. É o New Cerato, que promete boa relação custo-benefício, graças ao bom desempenho, espaço e, principalmente, por seu preço justo. Ele chega em três versões – duas com câmbio manual e uma com transmissão automática sequencial.
Os preços partem de R$ 49,9 mil, e todas as versões usam o motor 1.6 litro de 126 cavalos, também usado no Soul (segundo a Kia ele faz 12,9 km/l). A versão de entrada usa o câmbio manual de 5 marchas, e de série é qequipada com: direção hidráulica progressiva, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétrico com repetidores de setas, airbag duplo, CD player com MP3 e USB, rodas de liga leve aro 15, computador de bordo e ar condicionado manual.
A versão “top” de linha tem a mais, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, ABS com EBD, freio traseiro a disco, ar condicionado automático digital, descansa braço dianteiro revestido em couro, e é equipado com transmissão automática sequencial, ao preço de R$ 57,9 mil.
Seu interior agrada, e assim como no Soul, não há rebarbas e os materiais são de boa qualidade. Suas dimensões são maiores, em relação a geração anterior (4,53 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos). Seu porta-malas comporta 415 litros, porém, os braços da tampa roubam-lhe um pouco de espaço.
Segundo a Kia, ele chega para concorrer com o Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Focus, Peugeot 307 Sedan, Nissan Sentra, Honda City, Fiat Linea e VW Polo Sedan. Mas, por terem mais características em comum, os últimos três serão seus principais adversários.
Um dos pontos negativos do Cerato é não ser bicombustível. Mas a Kia garante que o modelo flex, tanto do Cerato como do Soul, devem chegar até a metade de 2010. Outro aspecto ruim, é que a fábrica não oferece opcionais, como bancos de couro e sensor de estacionamento. Pelo menos sua garantia é de 5 anos.