Chega ao fim um longo período de testes e finalmente conhecemos o novo BMW M6, um carro imponente, tanto pela aparência quanto pelo seu motor, e que será mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Genebra, em março. As duas carrocerias que estarão disponíveis já foram apresentadas de uma vez só, a coupé e a cabrio, com teto removível de lona.
Esta bela fera possui sob o capô um motor V8 4.4 biturbo com 560 cv entre 6 e 7 mil RPM, com torque de 69,34 kgfm com 1.500 rotações. Aliado à transmissão DCT de dupla embreagem e sete velocidades, já utilizada no novo M5, o V8 empurra o carro da imobilidade aos 100 km/h em 4,2 segundos, atingindo 200 km/h em 12,6 segundos com velocidade máxima limitada em 250 km/h. Com o MDriver’s Package o carro é liberado para atingir a máxima de 305 km/h.
Estes números são válidos para a versão coupé, o cabrio ganha peso devido aos reforços estruturais e o mecanismo de abertura e fechamento do teto, com isso a aceleração de 0 a 100 é feia em 4,3 segundos e os 200 km/h são atingidos em 13,1 segundos. A velocidade máxima é a mesma. Por falar no cabrio, seu teto leva 24 segundos para se recolher ao porta-malas e 19 para cobrir novamente o habitáculo, com acionamento até 40 km/h através de botão no console central, ou opcionalmente por controle remoto na chave.
Com relação ao M6 anterior o carro deve potência aumentada em 10% e consumo reduzido em 30%, obtendo médias de 10,1 km/l de gasolina para o coupé e 9,7 km/l na versão cabrio. A potência do V8 vai para o solo através das rodas de 19 polegadas disponibilizadas de série. Quem achar pouco pode calçar a fera com rodas de 20 polegadas, opcionais.
Com relação ao visual as novidades se encaixaram muito bem na carroceria normal do Série 6. Os para-choques são novos, com visual agressivo e tomadas de ar maiores. O pequeno logo “M6” completa o visual frontal. Pela lateral as belas rodas são destacadas com caixas de roda mais largas, que garantem um ar musculoso ao esportivo alemão.
Os retrovisores possuem desenho aerodinâmico e o teto do Coupé é feito em fibra de carbono para reduzir o peso e o centro de gravidade, melhorando o desempenho em curvas. Com isso o coupé tem peso de 1.850 kg e relação peso/potência de 2,84 kg/cv, um número bastante razoável considerando a proposta esportiva e luxuosa do modelo.
A traseira possui belas linhas e para-choques volumoso, logo acima das duas saídas duplas de escape, uma em cada extremidade. Quem precisa de porta-malas deve ficar com a versão coupé, que possui compartimento para razoáveis 460 litros, enquanto o cabrio dispõem de 350 litros com capota fechada e 300 litros quando ela está recolhida.
No interior encontramos um belo painel e quadro de instrumentos, com detalhes prateados e aplicações de fibra de carbono. A forração dos bancos é da cor branca, que também está presente em parte do painel e no acabamento lateral. O banco traseiro é dividido ao meio, para prender os passageiros em curvas.
O sistema de áudio ajuda a melhorar o som do motor, como ocorre em outros modelos da linha M, como o M5 e o trio com motor a diesel Triturbo, apresentados recentemente. Detalhes de preço ainda não foram divulgados, mas não espere por nada acessível a todos.