A Ford revelou hoje (30) as primeiras especificações do novo motor Sigma 1.6, que será fabricando na unidade de Taubaté (SP). Segundo a montadora americana, o propulsor de 16 válvulas bicombustível gera 115 cv (longe dos 145cv) a 5.750 rpm e 16 kgfm de torque a 4.250 rpm quando roda com 100% de álcool. Já com gasolina, a potência cai para 110 cv a 6.250 rpm e o torque de 15,4 kgfm no mesmo giro.
O Sigma sucedeu o motor Zetec no exterior, mas por aqui os doi conviverão juntos por mais algum tempo. O Sigma pesa apenas 79kg devido a seu cabeçote e cérter ser feito em alumínio, sendo o motor 1.6 mais leve do mundo. Ele tem comando de válvulas duplo, mas não variável como algumas versões européias.
Segundo a Ford, foram investidos R$ 600 milhões no desenvolvimento da versão bicombustível e na adaptação da fábrica paulista. Este novo motor 1.6 flex deverá estrear em janeiro, no novo Focus nas versões hatch e sedã.
Ps: as especificações reveladas pelo jornal Diário de S. Paulo(145cv e 19,4kgfm) na verdade se referem ao motor 2.0 Flex do EcoSport, que também passará a ser usado no Focus, no ano que vem, como o apurado por Novidades Automotivas. (Clique aqui para ver)
Fonte | Carro Online
Veja também | Revista flagra novo Focus 1.6 sendo distribuido