A General Motors pretende produzir a próxima geração do motor Ecotec a partir de 2012. O motor 2.4 atualmente equipa, no Brasil, os modelos Malibu e Captiva. Segundo o noticiário Automotive News, a marca produzirá o motor em Tonawanda, nos Estados Unidos e, em 2013, em Spring Hill, também nos EUA.
A fábrica de Spring Hill também produz outros motores da montadora, e boa parte de suas instalações desativadas após o plano de reestruturação da montadora após a Crise Econômica de 2009 serão usadas novamente após o início da produção da nova geração do Ecotec. A reativação das instalações gerará mais empregos na região.
O novo motor Ecotec está sendo projetado para gerar menos atrito e possuir baixos índices de ruído em relação ao atual propulsor. O novo Ecotec contará com o bloco e o cabeçote de alumínio, duplo comando de válvula movido por corrente, injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e comando de válvulas variável. O motor emitirá até 25% menos hidrocarbonetos funcionando em fria, além de ter 182 cavalos de potência, que geram 23,8 kgfm de torque.