A cerimônia do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Toyota no município de Sorocaba, em São Paulo, teve a presença do vice-presidente mundial da marca nipônica, Atsushi Niimi, e do governador de São Paulo, Alberto Goldman. Na fábrica, será produzido o compacto Etios, que brigará no Brasil com Gol e Palio.
Segundo o vice-presidente sênior da Toyota no Mercosul, Luiz Carlos Andrade, ele competirá principalmente no segmento dos modelos acima, e terá um preço bem competitivo. Ele será lançado no segundo semestre de 2012, tendo a produção inicial de 70 mil unidades por ano.
A montadora tem planos de estender a produção para 400 mil unidades anuais para exportar para outros países do Mercosul. 1.500 empregos serão gerados na região e no novo parque tecnológico que será usado na região para o desenvolvimento de tecnologias no setor automobilístico.
O Etios será praticamente o mesmo que o modelo indiano, porém, terá uma nova plataforma. O design não lembra em nada a Toyota, que aparenta ter economizado em seu low cost. Será que o Brasil realmente merece veículos emergentes com os preços praticados no mercado?