O Chery QQ está à venda na Argentina e, consequentemente, está de malas prontas para o Brasil, prometendo ser vendido por R$ 19.900. Seria o veículo mais barato do Brasil – como ocorreu há dois anos com o Effa M100. O compacto já está no site da Chery.
A Chery já firmou-se no Brasil com uma linha de veículos relativamente grande para uma marca nova no país: em ordem de lançamentos, ela tem o utilitário esportivo Tiggo, o hatch Cielo, o Cielo Sedan, o hatch Face e, futuramente, o popular QQ que, curiosamente, há anos atrás, seria o primeiro carro da marca a chegar no país. Agora, na onda dos lançamentos da fabricante, será o último.
A versão Basic, de entrada, oferecerá direção hidráulica, volante com regulagem de altura, sistema de som com MP3 e abertura interna do bagageiro e tampa de combustível através de um botão no interior do carro. A Light, versão intermediária do compacto, trará ar-condicionado como adicional. Já a Comfort trará espelhos elétricos e travamento das portas a distância, e custará a partir de R$ 22 mil, mais barato que um Mille Economy básico.
Surge a discussão: vale a pena comprar um chinês? A mesma pergunta foi feita no lançamento do M100, mas tratava-se de um carro com uma proposta diferente do QQ. Um popular "completo" custando um pouco menos que um carro nacional básico certamente parece tentador, mas a Chery já tem reclamações sobre a rede autorizada. A sensação é a mesma que muitos brasileiros tiveram com a Kia e Hyundai há 15 anos atrás, mas apenas o tempo dirá se as chinesas acompanharão a evolução das marcas coreanas.