O Jaguar XF ainda é um modelo recente (2009) mas já se prepara para receber importantes modificações em sua linha 2012. As alterações foram sensíveis, mas ajudaram o modelo a perder seu ar mais recatado, ficando com estilo mais jovem.
A mudança mais perceptível está nos faróis, mais estreitos e que avançam em direção ao para-lamas, como se viu no conceito C-XF de 2007, desenhado após o XF propriamente dito. Estes novos faróis ainda contam com LEDs, e fizeram com que o capô fosse modificado.
As lanternas traseiras sofreram mudanças sensíveis, e agora também se extendem sob a barra cromada da tampa do porta-malas. No interior há novos botões no volante, bancos mais firmes e console central ligeiramente renovado, e conta com sistema de som com USB, Bluetooth e streaming de dispositivos externos.
Na mecânica, o Jaguar XF ganha o motor turbodiesel AJ-i4D de 2,2 litros, que gera 190cv e 45kgfm de torque, levando o sedã aos 100km/h em 8 segundos. O câmbio é um automático de 8 velocidades.