A comemoração dos 100 anos da General Motors é, para a própria empresa, o começo de um novo ciclo, no qual a montadora espera se recuperar financeiramente, já que a atual crise que atinge a montadora fez com que anunciasse a venda da Hummer. Para que isso aconteça a marca lança um novo modelo, muito esperado, o Volt, em sua versão de produção.
O estilo do protótipo era muito futurista, e agora com as imagens sem nenhum engenheiro atrapalhando podemos dizer o mesmo do modelo de produção, que precisa ter design avançado para ser mesmo o marco de recomeço para a GM. O carro foi apresentado essa manha durante as comemorações do centenário da marca. Com exceção da cor o modelo é igual ao flagrado durante as filmagens do filme Transformes II.
Após a apresentação do conceito o carro teve seu design bastante modificado. Na frente os faróis ficaram maiores, e algumas mudanças na grade e no pára-choque ajudaram a diminuir a resistência ao ar, e conseqüentemente aumentar a aerodinâmica, diminuir o consumo, aumentar o desempenho e aumentar a autonomia. As linhas que saem do pára-choque seguem pelos vincos do capô. A combinação das cores na frente também cria um belo efeito estético. Visualmente o carro é, sem dúvidas, um dos melhores já desenhados pela equipe da GM nos últimos anos!
A lateral tem retrovisores bem desenhados, com luzes repetidoras de pisca integradas e design futurista. As portas possuem vincos bem pronunciados. As belas rodas de cinco pontas são de alumínio e 17 polegadas, com pneus de baixa resistência a rodagem. Toda a parte inferior do carro tem moldura de plástico na cor cinza. A traseira tem lanternas longas, estreitas e posicionadas na parte superior, invadindo a tampa do porta-malas e a tampa do porta-malas, pintada de preto.
O interior já havia sido totalmente revelado dias atrás, mas nem por isso deixa de ser menos interessante. Esteticamente o interior tem design futurista, como o carro por inteiro. O console possui tela LCD sensível ao toque que pode ser 100% configurada pelo motorista. O volante é multifuncional, o painel é totalmente digital, os bancos têm estilo esportivo e os plásticos brancos contrastam com a predominância da cor preta.
O modelo é elétrico, mas possui um motor auxiliar a combustão interna que entra em funcionamento quando a carga das baterias fica em um nível muito baixo. O motor elétrico garante 150 cavalos de potência, e torque de 37,71 kgfm. Com isso o modelo tem autonomia de 60 quilômetros, e alcança 161 km/h. O recarregamento pode ser feito em uma tomada de 120 ou 240 volts, diminuindo bastante a necessidade de abastecer com gasolina o tanque do motor auxiliar. O modelo tem 4,40 metros de comprimento, 1,79 de largura, 1,43 de altura e porta-malas para 301 litros.