Entre 1980 e 1996 a Volkswagen comercializou no Brasil o Voyage, sedan compacto derivado do Gol de primeira geração. Após 12 anos fora do mercado o sedan volta, com o mesmo nome, porém derivado do novo Gol geração 5, apresentado na metade do ano. O modelo chega devido à necessidade que a VW tinha de competir no mercado de sedans compactos, principalmente com Siena, Fiesta Sedan, Prisma, Corsa Sedan, 207 Passion e Logan. Com o lançamento do Voyage a montadora espera conquistar um bom lugar no segmento de sedas compactos, assim como encostar na Fiat, líder do mercado nacional em vendas. Sua chegada ao mercado acontecerá em outubro.
O modelo será vendido em três versões. Básica 1.0 e 1.6, intermediária Trend 1.6 e a top de linha Comfortline 1.6. Na versão de entrada com motor 1.0 o modelo custa R$ 30.990, sendo que com o motor 1.6 litros o valor passa para R$ 35.180. Todos os modelos saem de fábrica com banco do motorista com regulagem de altura, porta-malas com iluminação e abertura interna, tomada 12V, vidros verdes e rodas aro 14. A versão Trend 1.6 parte de R$ 37.600, trazendo maçanetas na cor do veículo, chave “canivete”, lanternas escurecidas, frisos laterais na cor do veículo e detalhes internos cromados nos botões do sistema de ventilação, gatilhos de abertura das portas e manopla de câmbio, além os itens da versão básica.
O Comfortline 1.6 será o top de linha, partindo de R$ 42.905. Além de trazer o que o Trend possui o modelo ainda tem de série rodas de aço aro 15, faróis de neblina, retrovisores na cor da carroceria, aerofólio, pára-brisa degradê, grade dianteira com detalhes cromados e revestimento interno das portas em tecido, breaklight, direção hidráulica, seis auto-falantes, rede de proteção no compartimento de bagagem, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos e travas elétricas. Todas as versões possuem freios ABS e ar-condicionado como opcional, porém a lista da Comfortline inclui ainda retrovisores elétricos, rodas de liga-leve aro 15, volante multifuncional, I-System e banco traseiro bipartido. O Voyage tem em sua lista de acessórios bancos de couro, pedaleiras, aerofólio traseiro, sensor de estacionamento, rodas aro 15 com desenho exclusivo e kits de direção hidráulica, alarme ou vidros e travas elétricas.
O sedan tem 4,23 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m de entreeixos. O porta-malas tem capacidade para 480 litros de bagagem e o tanque para 55 litros de combustível. Os motores são exatamente os mesmos utilizados no Gol. O 1.0 VHT 8v Total Flex gera 72/76 CV com gasolina/álcool, respectivamente, ambos as 5,250 rpm. O torque é de 9,7/10,6 kgfm G/A. Com esse motor o modelo atinge máxima de 166/168 km/h com gasolina e álcool, respectivamente, e acelera de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos. O propulsor 1.6 desenvolve 101/104 CV (G/A) ás 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm ou 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm(G/A). Com essa opção o modelo atinge 191 e 193 km/h, e faz 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Segundo a montadora o motor 1.0 faz 18,6 km/l na estrada e 14,1 km/l na cidade, com gasolina no tanque. Com álcool esse números caem para 12,6 e 9,6 km/l, respectivamente. O 1.6 por sua vez faz 18,5 km/l na estrada e 13,1 km/l na cidade, com tanque abastecido com gasolina. Com álcool os números ficam em 12,4 e 8,8 km/l, respectivamente.