É oficial! A General Motors anunciou hoje o fim da marca Pontiac. Isso ocorreu devido ao plano de reestruturação do grupo GM.
Só a GM, tem que saldar uma dívida de US$ 27 bilhões. A reestruturação, foi uma das principais exigências do presidente Barack Obama para que os empréstimos de ajuda à montadora fossem liberados. Caso obtenha êxito, esta operação permitirá evitar uma declaração de concordata, que é prevista para junho.
Segundo o grupo norte-americano, a queda de vendas e a urgente necessidade de cortar custos foram os motivos para o fim da tradicional marca de esportivos, que conta com mais de oitenta anos de história.
A GM a também anunciou como parte dos novos rumos do grupo, o fechamento de 16 das suas 47 fábricas até 2012, assim como a redução de 6.200 para 3.600 concessionárias nos EUA. Haverá também a redução dos funcionários horistas (que ganham por hora) que reduzirão em 25% os custos de fabricação dos veículos.
O fim da produção da Pontiac acontecerá no início de 2010.
Com esta decisão, a GM apenas pretende continuar com as marcas Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. Quanto à Saab, Saturn e Hummer, devem ser vendidas até ao final deste ano. Caso isso não ocorra, elas também podem fechar.