O Tiguan foi lançado hoje pela Volswagen, e suas vendas começarão já agora, no início de maio.
Para os brasileiros, será oferecida apenas uma opção de motor, um 2.0 TSI que entrega 170cv de potência a 5.100 rpm e torque de 28 kgfm a 1.700 rpm, o que resulta em uma bela agilidade no trânsito. O Tiguan é capaz de cumprir o 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcançar velocidade máxima 207 km/h, limitada eletronicamente. As opções de câmbio se limitam, a apenas uma, o automático DSG com dupla embreagem. Uma suposta versão automatíca ainda não foi anunciada.
O Tiguan tem tração permanente nas quatro rodas, denominado na marca de 4Motion que fornece 90% do torque no eixo dianteiro e 10% no traseiro, podendo chegar a 100% no traseiro dependendo da necessidade.
Ele será equipado com CD-Player com MP3, ar-condicionado digital, freios ABS com distribuidor eletrônico, seis airbags, computador de bordo e outros itens de conforto como bancos de couro aquecidos e ar-condicionado de dual-zone. As rodas originais são de 17 polegadas, mas podem ser substituídas por outras com desenho diferente e 18 polegadas de diâmetro. A Volkswagen também oferecerá como opcional o teto solar panorâmico por R$ 5.400. Com todos os ítens opicionais, seu preço final pode chegar a até R$ 150 mil.
O objetivo do Tiguan é brigar com o Chevrolet Captiva, Land Rover Freelander, Ford Edge e Honda CR-V.