Finalmente a Porsche apresenta ao público o Panamera, e o palco escolhido para o lançamento internacional foi o Salão do Automóvel de Xangai, que acaba de abrir suas portas. Tendo como alvo o Mercedes CLS e o Aston Martin Rapide (que ainda não foi lançado) o Panamera chega seguindo a linha de design tradicional da montadora de sonhos alemã. O sedan deverá chegar às concessionárias em setembro desse ano.
O Panamera se impõem no visual, com seus 4,95 metros de comprimento, 1,93 de largura e 1,42 de altura. Assim que as primeiras imagens do primeiro sedan da tradicional montadora de esportivos chegaram à web alguns se apaixonaram, outros odiaram. A verdade é que essas pessoas que não gostaram do Panamera são os mesmos tradicionalistas que não apreciaram o Cayenne.
A Porsche já descobriu com seu crossover que entrar em outros nichos de mercado é fundamental, tanto que, graças ao sucesso do Cayenne, conseguiu comprar a maior parte das ações de outra gigante alemã, a Volkswagen. Resta à Porsche lançar o Panamera e torcer para que ele obtenha o merecido sucesso, atingindo as 20 mil unidades comercializadas por ano, objetivo da Porsche.
As linhas de coupé escondem um luxuoso habitáculo com capacidade para quatro ocupantes confortavelmente acomodados. O porta-malas também não é pequeno, com capacidade para 470 litros de bagagem. Duas versões estarão disponíveis, o Panamera S parte de 137.351 euros, já o Panamera Turbo custa 174.432 euros.
Inicialmente o Panamera utilizará apenas blocos de oito cilindros em V, turboalimentados ou não. A potência gerada por esses propulsores irá variar entre 400 e 500 cavalos. Algum tempo depois chegarão opções mais acessíveis, com motor 3.0 V6, e uma versão híbrida, possivelmente movida a diesel e eletricidade. A transmissão será a PDK de dupla embreagem. Além disso o Panamera contará com sistema Start/Stop, suspensão pneumática adaptativa e defletor traseiro ajustável.