A direção da Kia Motors no Brasil assinou nesta segunda-feira (27), em Montevidéu, um contrato com uma empresa uruguaia Nordex, que em conjunto, prioduzirão veículos naquele país. O projeto é do empresário brasileiro José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil e agora também da Kia Uruguai e consiste em terceirizar a fabricação do Bongo, um caminhão pequeno, com capacidade para transportar 1,5 tonelada.
A Nordex é uma empresa que no passado trabalhou para a Renault. Na Fábrica já montada em Montevidéu, era produzido o compacto Twingo, vendido no Brasil até 1999. Essa mesma fábrica também chegou a fazer a pintura de veículos de carga da Renault importados da Europa.
A olho nos incentivos fiscais, a Kia do Brasil vai investir R$ 1,5 milhão na produção do pequeno caminhão. E a ideia da Kia é exportar o caminhão e com isso conseguir créditos para produzir, lá também, outros modelos como o Cerato e o Sportage.
Os planos são acelerar a linha de produção gradativamente para chegar no próximo ano com a produção anual de 6 mil veículos. A maior parte dos componentes será importada da Coreia, sede da Kia.
Apesar de ter investido primeiro no Uruguai, Gandini mantém seus planos de ter uma fábrica no Brasil. O empresário comprou um galpão em Salto, no interior de São Paulo. E a ideia é ter ali uma outra fábrica Kia, onde, a principio, será fabricado o compacto Soul. Recentemente o grupo brasileiro disse já ter recebido autorização da matriz da Kia para o projeto brasileiro.