Aqui está, finalmente, o Audi A1, a aposta da Audi para o segmento de carros como o Mini Cooper e o Fiat 500, que possui um representante do grupo, o Beetle, mas este está saindo de linha. Alta MiTo e o Citroën DS3 completam o segmento.
O visual do Audi não tem tanto estilo quanto os outros concorrentes deste segmento onde estilo é fundamental. Apesar disso o carro é bonito, com linhas características da marca, porém com mais recortes. No interior encontramos um acabamento de boa qualidade e uma sobriedade destacável.
Entre os equipamentos disponíveis temos navegador com 3GB de HD, tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, 10 alto-falantes e 465 W, rodas de 17 ou 18 polegadas como opcional, sendo que de série possui 16 polegadas, bancos dianteiros aquecíveis, etc.
O peso do carro é de 1.045 kg, com 3,94 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 m de altura e 2,47 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 267 litros, capacidade que sobre para 920 com o rebatimento dos bancos. Os preços ficam em torno de 16.000 euros.
A gama de motores será formada por dois blocos a gasolina e dois dieseis. Com gasolina temos o 1.2 TFSI de 86 cv, acompanhado por transmissão manual de cinco marchas, o que resulta em 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, com máxima de 179 km/h. O consumo é de 19,6 km/l.
A outra opção a gasolina é o 1.4 TFSI de 122 cv, que possui câmbio manual de seis marcha ou automático S-Tronic de dupla embreagem. A aceleração de 0 a 100 km/h nesse caso é feita em 9,2s com cambio manual e 9,1s com câmbio automático. A máxima é de 200 km/h e o consumo de 18,5/19,6 km/l.
Com diesel temos o bloco TDI 1.6 em duas configurações, com 90 ou 105 cv. Apenas a transmissão manual de cinco velocidades está disponível. O 0 a 100 km/h fica em 12,2/10,8 segundos, a máxima fica em 179/187 km/h e o consumo em 26,3/25,6 km/l, respectivamente.