O bilionário Eike Batista anunciou que quer investir no setor automobilístico, criando uma fabricante brasileira em um prazo de até 12 meses. Seu grupo de empresas, o EBX, que engloba vários tipos de indústrias, irá usar tecnologia estrangeira com capital brasileiro.
Eike afirmou ao jornal O Globo que "Temos [o grupo EBX] tempo para reunir recursos, o que deve levar de dez meses a um ano. Queremos trazer ou comprar know-how, mas algo essencialmente brasileiro. Hoje, não temos um automóvel brasileiro". O empresário afirmou que aposta nesse tipo de indústria porque ela está em um bom momento, financeiramente falando.
Projetos devem ser anunciados ao longo do tempo. Eike fará com a futura montadora o mesmo que fez com suas outras empresas: irá injetar recursos próprios e vender as ações logo depois. Espera-se que, com o aplique da tecnologia estrangeira, a montadora marque a chegada definitva de carros elétricos e híbridos no Brasil, cujo segmento é representado atualmente pela S400 Hybrid e pelo Reva i.