Esta semana o blog Autos Segredos todo o cronograma de lançamentos da Fiat no Brasil até 2014. O blog revelou a dança de motores que os carros da Fiat sofrerão, modelos chegam e que saem e reestilizações que a montadora italiana planeja. Confira a seguir:
FAMÍLIA Uno
Lançado em maio, o Novo Uno tem sua primeira reestilização programada para 2013, mas manterá os motores 1.0 e 1.4 EVO, porém, em 2012 ele receberá uma nova opção de motorização, o 0.9 TwinAir – de 2 cilindros e com turbo - recém lançado na Europa, onde gera 85cv. O Mille, o Uno Furgão e a Fiorino serão descontinuados em dezembro de 2013.
Palio
O Palio atual, tanto na versão Fire (tecnicamente substituída pelo Novo Uno) como nas outras versões saem de cena em dezembro de 2011, já que a nova geração do modelo (Projeto 326) será lançada em agosto do mesmo ano, equipado com os motores 1.4 8V EVO (88cv) e o 1.6 16V E.torQ (117cv).
Siena
O Siena Fire só sai de cena no fim de 2013, mas antes disso, em maio de 2012, ela ganha o visual da atual versão Attractive (ex-ELX). Na mesma época o Siena Attractive saem de linha. A nova geração do Siena, derivado do Novo Palio, será lançado em novembro de 2011, já com o primeiro facelift programado para 2014. O Novo Siena será equipado com os motores 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel e o novo 1.6 16V E.torQ, mas em junho de 2012, o 1.4 Tetrafuel será substituído pelo 1.6 16V Tetrafuel.
Palio Weekend
Mesmo com o novo Palio e Siena programados para 2011, a Weekend se manterá na plataforma atual até 2014, passando por uma leve reestilização em junho de 2011, recebendo o motor 1.4 EVO. O futuro do modelo pós-2014 ainda é um mistério, especula-se que a Weekend será substituída por um crossover compacto aos moldes do Ford EcoSport.
Strada
A picape Strada é outra que pode serguir a carreira solo. As versões Trekking e Adventure passarão por uma reestilização junto com a Weekend em junho de 2011, em maio de 2012 será a vez da versão Fire receber o visual baseado nas versões mais caras (junto com o Siena Fire). Em 2014 entra em cena uma picape derivada do projeto 327 (sim, o Novo Uno!). O projeto da possível picape do Novo Uno é chamada internamente de “327 Light Commercial Vehicle”.
IDEA e doblò
Ambos acabaram de ser reestilizados, e se mantém assim até 2014. A partir daí, só Deus sabe…
PUNTO
Ele acabou de receber os novos motores E.TorQ, mas em junho de 2011 será reestilizado aos moldes do Punto EVO europeu (infelizmente), e recebe o motor 1.4 EVO. Em junho de 2012, o Punto reestilizado recebe os motores 1.6 e 1.8 E.torQ Multiair (com melhoria em consumo e emissões). Em 2014 o motor 1.4 16V turbo da versão T-Jet será substituído pelo futuro motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo (estou curioso por esse, não existe nenhum motor turbo flex).
LINEA
À venda desde 2008, o modelo perderá em breve o motor 1.9 16v, tanto que atual já está sendo desencalhado com até R$ 8 mil de desconto. No lugar deste motor entra o novo 1.8 16v E.TorQ, e já em outubro de 2011 passa pela primeira reestilização. Com vida social muito ativa, em junho de 2012 receberá o motor 1.8 E.torQ Multiair. Sua versão T-Jet também perderá o motor 1.4 Turbo em 2014 em detrimento do 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
STILO/BRAVO
Sem os motores 1.8 da GM em estoque, o Stilo só tem futuro certo até dezembro. Seu substituto, o Bravo, entra em produção em setembro. O Fiat Bravo será vendido nas versões Dynamic e Sporting, equipadas com motor E.torQ 1.8 16V com câmbio manual e o Dualogic, e na versão T-Jet com o motor 1.4 16V Turbo e câmbio de seis marchas, isso até junho de 2014, quando entra em cena aquele 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
500
Em março do ano que vem chega ao Brasil o Fiat 500 fabricado no México, nas versões Pop, Lounge e Sporting, equipadas com os motores 1.4 8V EVO Flex e 1.4 Multiair (num primeiro momento à gasolina, mas em janeiro de 2012 se torna flex). O modelo fabricado na Polônia comercializado atualmente no país com o motor 1.4 16V continuará por aqui até junho de 2011 nas versões Lounge e Sporting, depois disso teremos apenas o modelo mexicano.
CITY CAR
Cotado para ser o substituto do veterano Mille, o City Car (nome provisório) entra em produção em abril de 2013, equipado com os motores 1.0 8V EVO e o 0.9 TwinAir.