A Ford levou vários jornalistas especializados a sua sede, em Dearborn, nos Estados Unidos, para o lançamento do New Fiesta para o Brasil. O modelo começa a ser vendido no Brasil no início de setembro, e chega importado do México.
Aquele velho Fiesta fabricado em Camaçari (BA) que foi reestilizado a pouco tempo e o chamavam de Novo Fiesta, passa a ser tratado pela Ford como Fiesta Rocam, pode reparar nos comerciais. Tudo para não confundir ainda mais o consumidor.
O verdadeiro Novo Fiesta, ou New Fiesta chega primeiro na versão sedã. O hatch estará no Salão de São Paulo, e chega no início de 2011. O “New Fiesta Sedan” chega apenas na versão SE, equipado com motor 1.6 Sigma Flex de 115cve potência a 5.500 rpm e 16,2 mkgf a 4.250 giros.
São 3 configurações. A primeira custa R$ 49.900, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos com acionamento elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo, rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar, alarme, ajustes de altura e profundidade para volante e banco do motorista. A segunda acrescenta freios ABS, por R$ 51.150, e ainda pode contar com bancos de couro.
A terceira versão é a top de linha, que traz bancos de couro, detalhes cromados no painel, terceiro encosto de cabeça nos bancos traseiros, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros e sete airbags, por R$ 54.900. A garantia do modelo é de 3 anos.
O preço, de fato é bom, e o desempenho e comportamento dinâmico também. A maior reclamação é o espaço interno, principalmente para quem vai atrás. No Brasil ele concorrerá com os sedãs compactos (ou premium, sedã premium pra mim é BMW Série 3), como o Kia Cerato, Volkswagen Polo, o Peugeot 207 Passion e principalmente o Honda City. A expectativa da Ford é de vender humildes 12 mil unidades por ano, ou seja, mil por mês.