16 de mar. de 2011

BMW pretende abrir fábrica no Brasil

BMW-X1_xDrive28i_2011_1600x1200_wallpaper_1a
A BMW pretende abrir uma fábrica no Brasil. A informação veio do presidente da montadora, Norbert Reithofer. A decisão teria sido influenciada pela evolução da marca no mercado brasileiro no ano de 2010 – um crescimento de vendas de 55%. Com os modelos premium em alta no Brasil, uma fábrica seria uma ótima ideia para manter esse crescimento, ou aumentá-lo.

BMW-X1_xDrive28i_2011_1600x1200_wallpaper_47
Não há prazos ou informações de modelos que serão montados na fábrica, mas sabe-se que ela exportará modelos para toda a América Latina. De início, ela funcionará com o sistema CKD (Completely Knocked Down), ou seja, com as peças importadas. Aos poucos, a BMW nacionalizaria as peças.

A marca já tem uma fábrica em Manaus, no Amazonas, que produz motos, mas é bem mais provável que uma nova seja construída para os carros. A BMW seria a terceira marca premium a produzir veículos no Brasil.

O Audi A3 já foi produzido em São José dos Pinhais, junto do Golf, e o Classe A e o Classe C, em Juiz de Fora. No caso da BMW, o risco de não dar certo é algo mínimo. Além do recente crescimento, há também a questão de que o investimento será, muito provavelmente, para várias linhas de veículo, e não de um apenas – como Audi e Mercedes-Benz fizeram. Com a produção no Brasil, há também a possibilidade de redução de preços.

Com informações do Autos Segredos