Entre os lançamentos da Chevrolet previstos para o Brasil até 2012, o compacto que nascerá do Projeto Ônix é o mais misterioso. Tivemos acesso a algumas informações que revelam que quem cederá seu projeto ao novo modelo será o Opel Agila, e não o Chevrolet Spark (que acaba de ser lançado na Argentina, importado da Coréia) ou Chevrolet Sail, como era cogitado.
As relações entre a Chevrolet do Brasil e a Opel realmente foram rompidas. No entanto, o Agila é nada mais que um Suzuki Splash com estética diferente. Com seus 3,74 metros de comprimento (um Clio tem 3,77m), 1,68m de largura e 1,59m de altura, se trata de um carro simples e compacto de vocação urbana.
Na Europa o Agila nunca foi um grande sucesso de vendas. Seu substituto, o Allegra, já está em fase final de desenvolvimento, e deverá ser lançado no início de 2012. Em meados do mesmo ano a versão brasileira começará a chegar as lojas, mantendo as formas do Agila, mas com visual e interior bem diferentes. Ele ainda será equipado com versões atualizadas dos blocos 1.0 VHC-E e 1.4 Econo.Flex, mais potentes e econômicas.
O compacto sairá da fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS), que recebeu investimento de US$ 1 bilhão para ampliar sua produção atual para 380 mil unidades anuais, 65% a mais que hoje. O Celta será mantido em linha como o carro mais acessível da Chevrolet e conviverá com o Ônix por alguns anos em sua versão duas portas.
Projeção | Calango Design