A Toyota está lançando a linha 2012 do seu carro-chefe, o sedã médio Corolla. O modelo passou por uma leve remodelação para manter-se apto a segurar a primeira posição do segmento mesmo com a chegada do Renault Fluence, Peugeot 408 e Volkswagen Jetta,que será lançado em breve.
O modelo deixou de seguir o design norte-americano se voltando para a linha 2010 Corolla europeu, mas a diferença entre eles é mínima. Nosso Toyota Corolla 2012 tem nova grade dianteira, maior e com dois filetes mais finos, para-choque mais pronunciado e com nova moldura para os faróis de milha.
Na traseira o modelo ostenta nova tampa do porta-malas, com mais espaço para a placa e régua cromada mais longa. As lanternas são mais finas, com seu meio transparente e dotadas de LEDs nas versões equipadas com o motor 2.0 Dual VVTi, que gera 153 cv, com álcool, e de 142 cv, com gasolina.
No entanto, a novidade mais importante da linha 2012 está sob o capô das versões de entrada. Assim como o motor 2.0, o motor 1.8 passa a ser Dual VVTi, ou seja, tem comandos variáveis para as válvulas de admissão e escape. Isso resulta em melhor consumo, maior potência e mais torque em baixas rotações: A potência cresceu para 139cv com gasolina e 144 com álcool, e o torque, para 18 e 18,6 kgfm, respectivamente. O novo câmbio manual, de seis marchas, promete otimizar o desempenho e consumo do novo motor.
Preços, versões e seus conteúdos
- * Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i Flex M/T: R$ 63.570
- * Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 67.570
- * Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i Flex M/T: R$ 67.070
- * Corolla GLi 1.8 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 70.570
- * Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 76.770
- * Corolla Altis 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570
Corolla XLi: Versão básica, sai de fábrica equipada com direção com assistência elétrica, ar manual, retrovisores externos e vidros dianteiros elétricos, computador de bordo com cinco funções, duplo airbag frontal e rodas aro 15 com pneus 195/65 e calotas. O tom do acabamento interno em plástico também mudou, ficando mais claro na parte inferior e escuro na superior.
Corolla GLi: Versão mais cara com motor 1.8, adiciona ao pacote inicial comandos elétricos também para os vidros traseiros, computador de bordo com seis funções, freios com antiblocante (ABS), painel com iluminação inteligente Optitron e chave com comando para vidros e porta-malas.
Corolla XEi: versão com motor de 2,0 litros e apenas câmbio automático, conta também com airbags laterais, acendimento automático de faróis, som com entrada USB e conectividade Bluetooth, repetidor de setas nos retrovisores, bancos revestidos de couro e controle de cruzeiro.
Corolla Altis: O mais completo teve uma leve redução de preço (ainda está caríssimo) e incorpora tons mais escuros ao acabamento, que conta com apliques de madeira, ajustes elétricos para banco do motorista, sensor de chuva, som com dois falantes e quatro tweeters, câmera de ré com imagem reproduzida no retrovisor interno e conjunto óptico com faróis de xênon.