O Volkswagen Jetta deixou de ser a versão sedã do Golf, e agora com plataforma própria, dimensões maiores e design sóbrio chega ao país com um novo posicionamento no mercado. Agora ele é oferecido em duas versões: Comfortiline e Highline. A primeira custa à partir de R$ 65.775, enquanto a segunda não sai por menos de R$ 89.520, brigando em dois extremos do segmento e sendo praticamente dois carros diferentes.
Como deixou de usar a bendita plataforma do Golf V, o Jetta 2012 pode crescer consideravelmente com sua plataforma prórpia. São 9cm a mais no comprimento (4,64m), 7,3cm a mais no entre-eixos (2.65m) e bons 1.77m de largura, dimensões próximas do segmento de sedãs médio-grandes. O porta-malas é de 510 litros. Se o design exterior não surpreende e dá sono, o interior não foge à regra, podendo fazer o motorista dormir ao volante. Não é feio, mas é simples e com acabamento não tão bom quanto a última geração… Mas a ergonomia é boa…
O Jetta Comfortline conta com o bloco 2.0 Total Flex com 120cv, velho conhecido dos brasileiros que andaram de Santana, Golf, Bora… Mas, segundo a Volks o motor teve sua injeção reprogramada. Na versão de entrada ele conta com o câmbio manual de 5 marchas MQ250, mas por R$ 69.990 você leva a versão com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades AQ250. Com todos os opcionais o preço salta para R$ 80.000.
De série a versão traz rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com acionamento elétrico aquecidos, saída de escape dupla, freios ABS, quatro airbags ( 2 frointais e 2 laterais), sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, cintro de três pontos e esconto de cabeça para o assento central traseiro, faróis de neblina e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Mas a versão Highline é o grande destaque do modelo. Equipada com o moderno motor 2.0 TSI, turbo com injeção direta, que gera 200 cv e torque de 28,5 kgfm e com o cambio DSG com dupla embreagem e seis marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, com máxima de 238 km/h. O consumo médio na estrada, segundo a Volks, é de 14, 8 km/l. Mesmo discreto, o Jetta Highline é um esportivo no nível do Civic Si. Pena que só irá corresponder a 30% das vendas…
Além dos equipamentos da versão Comfortline, a Highline incorpora sistema de som touchscreen com Bluetooth (opcional na versão de entrada), 6 airbags (dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade ESP, rodas de liga de 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, piloto automático, sensor crepuscular e sensor de chuva, função Coming & Leaving Home de acionamento dos faróis e bancos revestidos em couro. Esta versão conta com suspensão traseira independente, enquanto na Comfortline é por braços de torção. Nas duas versões a garantia total é de apenas um ano, contra os três dos concorrentes.