Em uma coletiva de imprensa em um belo hotel na cidade de Campinas (SP) a JAC Motors foi lançada oficialmente no Brasil. A marca chinesa desembarca no País para mostrar que, quando querem, os chineses sabem fazer carros competentes. Se são bons, só o tempo dirá e a JAC ficará de olho nisso.
No próximo dia 18, as 50 revendas da marca - 35 são próprias e 15 de investidores – serão inauguradas simultaneamente, em 28 cidades brasileiras. Os primeiros modelos que estarão à venda serão os compactos J3 e seu sedan, o J3 Turin. Eles chegam em versão única de acabamento com 6 anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24 horas. Para permitir isso, 2 milhões de km foram percorridos em testes e isso resultou em 242 alterações sobre a versão vendida na China - e isso incluiu substituição de peças genéricas por peças de fabricantes renomados. Além disso, todas as unidades embarcadas para o brasil são analizadas por profissionais da JAC do Brasil, em busca de irregularidades. Qual outra chinesa faz isso?
A meta da JAC é vender 35 mil carros em 2011, e para isso ela irá investir R$ 145 milhões em mídia, inclusa a contratação do apresentador Fausto Silva, para ser o garoto-propaganda da marca até o final de 2011. Segundo Habib a JAC não veio para ser mais uma opção de marca no país, mas sim para brigar com as 4 grandes marcas. O foco da marca está no público mais jovem, que não tem fidelidade a marcas.
O JAC J3 e o J3 Turin são equipados com o mesmo motor, um 1.4 (na verdade 1.33), com comando das válvulas de admissão variável, que gera 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4,500 rpm, mas à gasolina. A versão flex é prevista para meados de 2012. O câmbio é manual de 5 marchas. Vale destacar a suspensão traseira dual link, exclusividade no segmento, e que garante um melhor acerto de suspensão - em teoria…
Em matéria de equipamentos, os modelos compartilham uma boa lista de ítens de série, que contém air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª. geração e EBD, ar condicionado, MP3 Player para CD e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15", faróis de neblina, farois com regulagem elétrica e suspensão traseira independente. Os preços são R$ 37.900 (curiosamente, o preço de partida do Citroën C3) para o J3 e R$ 39.900 para a J3 Turin. O único opcional é a pintura metálica, por R$ 990 bancos em couro são oferecidos como acessórios pela rede, por cerca de R$ 1.200.
No pós venda a JAC promete ter revisões cerca de 10% inferiores aos concorrentes mais baratos, com preços unificados para todo o Brasil. Para fiscalizar a situação das unidades vendidas as revisões serão espaçadas em 5 mil km, mas ainda assim, o gasto com as seis primeiras revisões (de 5 em 5 mil km) será de R$ 597,00, a mais barata do mercado. Até os 60 mil km o consumidor vai pagar R$ 1.575, o que também não é muito.