Um ano se passou desde seu lançamento na Europa e finalmente chega ao Brasil a nova geração do Volkswagen Touareg. O utilitário alemão fabricado na Eslováquia não recebeu apenas um novo design, também teve toda sua estrutura revista, cresceu e ficou até 250kg mais leve, dependendo da versão.
O Touareg não perdeu o título de carro mais caro da marca no Brasil, custando à partir de R$ 220.990 na versão V6 e R$ 267.990 na versão V8. O modelo ganhou o design dos últimos carros da marca, assim como o Passat. Mas, cá entre nós, esse estilo mais robusto caiu como uma luva no Touareg e, além disso, reduziu seu coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,39 para 0,37. Destaque para os novos faróis bi-xênon com LEDs - 15 em cada um.
Irmão mais humilde do Audi Q7 (ainda tem a plataforma antiga) e Porsche Cayenne, o Touareg traz dois motores aspirados como opção: o V6 3.6 FSI que gera 280 cv e 37 kgfm e um bloco V8 4.2 FSI de 360 cavalos e 45,4 kgfm de torque aposentado na Audi em detrimento a um V6 3.0 Turbo de 333cv. Ambos associados a uma nova transmissão automática de 8 velocidades e contam com tração integral 4 Motion, que distribui a força do motor 60 por cento para o eixo dianteiro e 40 por cento para as rodas de trás.
O modelo ganhou o design dos últimos carros da marca, assim como o Passat. Mas o até que o estilo combinou com o porte do modelo, sem que ele tenha perdido sua identidade. Além disso, seu coeficiente aerodinâmico (cx) foi reduzido de 0,39 para 0,37. Como o Passat, o Touareg ganho novos faróis bi-xênon com LEDs - 15 em cada um.
Por dentro tudo é novo e mais requintado. Finalmente substituiram o pedal do freio de estacionamento por um sistema eletrônico. O novo painel tem detalhes que imitam madeira na versão V8, console central com um sistema multimídia com tela LCD touch-screen, ar-condicionado digital dual-zone para o V6 e quadri-zone para o V8, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento e volante multifuncional revestido em couro e com borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. Teto solar panorâmico é opcional.
Em se tratando da segurança, o SUV conta com seis airbags, freios ABS com BAS (distribuição eletrônica de frenagem), controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), piloto automático adaptativo, detector de carros nos pontos cegos (Side Assist) e , como o Passat, traz o sistema ACC – controle de velocidade de cruzeiro que além de manter a velocidade do carro, identifica a necessidade de frear o carro de acordo com o tráfego. Suspensão pneumática é de série no V8.
Versões e equipamentos:
Touareg V6 FSI | Touareg V8 FSI |
• Rodas de liga-leve 19” modelo Everest • Radio RNS850 (DVD , MP3, preparação para navegação) + Bluetooth com comando de voz • Portaluvas com chave e saída de ar condicionado 4 tomadas 12v (console central dianteiro e traseiro + portamalas) • 8 altofalantes • Ar condicionado Climatronic 2-zonas • Banco traseiro bi-partido • Banco traseiro com ajuste longitudinal e inclinação do encosto • Apoio de braço traseiro com 2 porta-copos integrado • Bancos revestidos em couro “Vienna” • Bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento • Luz na região dos pés e luz de embarque nas portas • ABS / BAS / EDS /ASR / ESP • 6 airbags • Farol de neblina com luz estática para curva • Lanterna traseira de neblina • Três cintos de segurança traseiros de três pontos • Sistema de alarme ultrassom • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura e longitudinal • Abertura do porta-malas por controle remoto • Espelho retrovisor interno com escurecimento automático • Controle automático de velocidade • Sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro) com câmera traseira (Rear Assist) • Vidros das portas com comando elétrico • Destravamento das portas sem chave (Kessy) • Ignição do motor por botão (Kessy) • Sistema de controle da pressão dos pneus • Volante multifuncional em couro com controle do Tiptronic e aquecimento • Faróis Bi-Xenon direcionais com LEDs • Sensor de chuva • Computador de bordo com display colorido • Indicador digital do nível de óleo do motor • Regulagem dinâmica do facho do farol | • Rodas de liga-leve 20” “Pikes Peak” • Barras longitudinais no teto (acabamento em prata) • Ponteira de escape dupla cromada • Grade dianteira, contorno das janelas e soleiras com frisos cromados • Aplicações decorativas com aparência em madeira no painel de instrumentos, revestimento das portas e console central • Pedaleiras em aço inoxidável • Ar condicionado Climatronic 4-zonas • Banco do motorista com memória • Bancos dianteiros climatizados • Abertura do porta-malas por controle remoto e fechamento elétrico (botão interno na tampa traseira) • Controle eletrônico dos amortecedores • Espelhos retrovisores externos com controle elétrico, rebatíveis eletricamente, aquecíveis, com escurecimento automático e memória no lado do motorista |