- Seu design causa estranheza a alguns e é assinado pelo departamento de design da Citroën da América Latina
- A traseira pode lembrar um freezer, mas o C3 Picasso promete mesmo é esquentar as vendas da Citroën no Brasil
- Na Europa a placa traseira fica no para-choque, no Brasil na tampa do porta-malas, uma pena
- Modelo perdeu 45kg de plásticos e R$ 6.450 no preço. Au revoir Xsara Picasso
A Citroën lança hoje a sua mais nova minivan, a C3 Picasso, que, em tese, substitui a velha Picasso, lançada em 1999. Ela segue o design da AirCross, sua versão aventureira, lançada em agosto do ano passado. Seu diferencial é o design, com para-choques mais amigáveis e um design mais ‘civil’. A traseira é onde a mudança está mais visível: o estepe foi retirado, mas a placa continuou no mesmo lugar, cuja alternativa foi criada pelos designers para indicar um design assimétrico. O preço inicial? R$ 47.500.
A Citroën se esforçou, também, na gama de cores. São, no total, 8 cores disponíveis: Blanc Banchise (branco), Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelha), Perla Nera (preta), Gris Cendré (champanhe), Grafito (grafite) e a nova Bleu Bourrasque (azul escuro). Faltaram cores mais vivas, sendo a marca uma referência mundial em design.
O interior é praticamente o mesmo do AirCross, exceto pelos instrumentos, como a bússola. Ele é voltado para o motorista, assim como o AirCross, e seu quadro de instrumentos é analógico, características que, de acordo com a Citroën, foram inspiradas a partir de dois modelos da marca vendidos na Europa, o DS3 e o DS4. Ainda no interior, o volante conta com regulagem de altura e profundidade, e a marca priorizou tons escuros.
A praticidade de uma minivan não fica por conta apenas pelo espaço, mas também por itens como as mesinhas do tipo “avião”, porta-revistas, tomadas de 12V, rádio com USB, espelho de vigilância (assim como na Idea) espelho cortesia nos para-sóis e aviso do uso de cinto de segurança para o condutor, itens inspirados nas minivans grandes da marca, como a C4 Picasso e a C4 Grand Picasso.
O interior também ganhou um reforço no isolamento acústico, afim de melhorar os ruídos vindos do lado de fora do carro. Além de materiais utilizados na estrutura do veículo, o para-brisa foi projetado para ser anti-ruídos. Para-brisa que, por sinal, assim como suas irmãs maiores, é panorâmico, permitindo uma ampla região envidraçada.
Outra tecnologia utilizada foi um GPS (opcional) desenvolvido pela Citroën – item que, aliás, tem sido cada vez mais utilizado nos veículos do Brasil –, com mais de 1300 cidades mapeadas e 1 milhão de pontos de interesse, incluindo concessionárias da Citroën (uma interessante iniciativa). A minivan conta também com o rádio Pioneer for Citroën, com entrada para USB e iPod, modo Bluetooth e com o sistema Hifi-like, que aumenta a qualidade das ondas sonoras do som reproduzido.
A C3 Picasso conta apenas com uma versão de motor, um 1.6 de 16 válvulas e flex, utilizado no C3 e no C4, além do AirCross. O motor gera 113 cavalos no álcool e 110 na gasolina. O modelo possui a opção do câmbio manual de cinco marchas, disponível nas três versões, e a automática AT8 com trocas sequenciais, de quatro marchas. Merecia um câmbio de seis marchas, mas…
Seu porta-malas é de 403 litros, podendo ser rebatido, alcançando 1.500 litros. É menor que o da Livina (449), mas duas vezes maior se rebatido (a Livina, com os bancos rebatidos, chega a 769 litros), porém, maior que o da Meriva (339, menor que o rebatido, de 1610 litros) e maior que o da Idea (380). Com 4,092 m de comprimento, 1,723 m de largura, 1,634 de altura e 2,540 de comprimento, chama atenção pelo porte.
Ela veio mais cara, justamente por vir com o motor 1.6. O melhor custo x benefício do mercado dos minivans era a Livina, vendida por R$ 43.900. A diferença de 4 mil compensa? Se a ideia é levar um modelo mais sofisticado, bem acabado e com recursos tecnológicos, vale. Se a ideia é economizar mas ainda assim levar um bom carro, a Livina é a escolha. A Idea é cara demais e a Meriva sairá de linha em breve. Logo, a C3 Picasso promete. Pelo menos argumentos ela tem.
Alguns pontos em que a Citroën poderia ter se esforçado mais foi nos equipamentos. Combinações estranhas sempre estiveram nos Citroën, mas freios ABS e EBD (controle de estabilidade) sem airbags duplos na versão GLX não faz muito sentido. Na verdade, é o carro ideal para ter duas versões apenas, uma básica e uma super completa, ambas versões com airbag duplo e freios ABS mais EBD, e preços justos.
Versões, preços e equipamentos de série:
- GL 1.6 16V FLEX (R$ 47.900) – A versão de entrada conta com como direção assistida, ar condicionado, pneus Pirelli P7 195/55 R16, para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores externos com acionamento elétrico, chave com comando de abertura das portas, aviso cinto de segurança do motorista desatado, travamento automático das portas com o veículo em movimento e porta-malas com travamento elétrico, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-luvas refrigerado e com iluminação e tomada 12V dianteira.
- GLX 1.6 16V FLEX (R$ 50.400) – Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve; maçanetas externas das portas prata ou na cor do veículo; retrovisores exteriores na cor do veículo; vidro dianteiro para condutor com função “um toque” e ante esmagamento; vidros traseiros elétricos; faróis de neblina dianteiros; regulagem de altura do banco do motorista; Rádio/CD Player com comando no volante, MP3 e entrada para iPod; mesas para os bancos traseiros; banco do motorista com regulagem manual de altura; bancos dianteiros com bolsa porta-revista; indicador de temperatura externa no rádio e travamento elétrico para vidros traseiros no painel. Como opcional, airbag duplo frontal.
- GLX 1.6 16V BVA Automático (R$ 53.900) – Além dos equipamentos presentes na versão GLX BVM, possui de série sistema de freios com ABS + EBD e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência. Como opcional, airbag duplo frontal.
- Exclusive 1.6 16V FLEX BVM (R$ 57.400) e Exclusive 1.6 16V FlexBVA Automático (R$ 60.400) - Além dos equipamentos presentes na versão GLX BVA, possui de série ar condicionado digital, revestimento dos bancos em couro/3D, Rádio Pioneer for Citroën com kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB + iPod, airbag duplo (frontal), piloto automático e limitador de velocidade, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, para-brisa com sensor de chuva, apoio de braço central dianteiro (2), alarme (com 2 plips de abertura das portas à distância), manopla do câmbio esportivo ZAMAC e retrovisores exteriores cromados. Como opcionais a versão oferece airbags de tórax laterais dianteiros e sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7”.