A Volkswagen apresenta no Brasil a nova geração do seu maior sedan no país, o Passat, junto com sua versão Variant. O carro recebeu a nova identidade mundial da marca, ficando bem parecido com seu irmão mais novo, porém maior, o Phaeton. Não temos ainda os preços das duas novidades, apesar de todos os detalhes terem sido revelados. Então vamos à eles.
Na frente as mudanças são facilmente perceptíveis. Os novos faróis são bi-xenônio e, opcionalmente, podem ser equipados com 15 leds cada, utilizados como luz diurna. A grade é composta por quatro filetes cromados, à exemplo do Phaeton, e carrega o escudo da montadora alemã no centro. O para-choques combina elegância e esportividade, com um filetes cromado e traços agressivo no desenho dos contornos dos faróis auxiliares.
A traseira possui traços retos, que lembram os modelos da Audi, e que agora caracteriza os Volkswagen, como podemos ver pelas ruas, com o novo Jetta. As lanternas invadem a tampa do porta-malas, que possui ainda as nomenclaturas do modelo, um barra cromada na parte inferior e vincos que imitam um aerofólio. Mais abaixo as saídas duplas do escapamento se posicionam à esquerda.
Pela lateral destacam-se os vincos que dão um visual mais musculoso ao carro, ressaltando as caixas de roda. No interior destaca-se o relógio analógico encontrado no centro do painel, com contornos cromados. O espaço interno continua bom e o acabamento melhorou ainda mais, contando agora com novas linhas. Os bancos são de couro “Nappa” (nas cores preto, bege ou marrom).
Devemos destacar também um novo sistema presente no carro, o detector de fadiga, que ao identificar sinais de cansaço do motorista informa-o com alerta sonoro e com uma mensagem no painel, recomendando que o motorista pare o carro e descanse, caso necessário o aviso é repetido a cada 15 minutos. O controle de velocidade é de nova geração e possui radar que detecta o veículo a frente, reduzindo a velocidade mas retomando em seguida, em dois modos, Comfort e Sport, cujos nomes são autoexplicativos. Este sistema pode ser desligado, mas mantem-se funcionando parcialmente, e ao perceber riscos aproxima as pastilhas dos discos de freios e se necessário freia sozinho até parar o veículo, podendo assim impedir uma colisão por distração ou algum problema com o motorista, ou pelo menos reduzir seus danos.
O sistema park-assist agora funciona também em vagas perpendiculares, além das paralelas, graças a seus 12 sensores. O carro possui ainda equipamentos “básicos” em modelos desse nível, como freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, sensor de chuva, rodas de liga leve de 17 polegadas, além do teto solar tradicional no sedan e o panorâmico da perua, que conta também com abertura elétrica da tampa do porta-malas.
Apenas um propulsor estará disponível no carro, nas duas carrocerias, trata-se do 2.0 TSI utilizado no Golf GTI. É semelhante ao que equipa o Jetta, porém conta com 11 cavalos extras, que totalizam 211 cavalos sob o capô. Com isso o sedan leva 7,6 segundos para atingir os 100 km/h, 0,1 segundo a menos que a perua. Não temos dados de consumo até o momento, mas o sistema start/stop, que desliga o motor do carro quando este está parado e volta a liga-lo assim que o pedal da direita for tocado, deverá contribuir para termos um bom número. A máxima para os dois é de 210 km/h. Parte do bom desempenho se deve ao câmbio automático DSG de seis velocidades.