Há algum tempo rumores indicarão que a Renault criaria uma nova divisão, chamada Alpine, que seria encarregada de fazer versões esportivas dos carros da montadora francesa de maior sucesso no Brasil. Seria o equivalente á AMG em relação á Mercedes, e á Abarth em relação á Fiat, por exemplo. Agora os europeus estão dizendo que além de versões esportivas a Alpine fabricará um modelo próprio, feito sobre o futuro Nissan 370Z.
Pouco tempo atrás se dizia que a plataforma utilizada seria a do Nissan GT-R, mas a Renault desmentiu categoricamente. Apesar de utilizar a mesma plataforma do 370Z, os motores serão mais potentes, e a calibragem da suspensão e da direção mais esportiva. Ou seja, o esportivo ficará confortável diante de um circuito, se sentirá em casa, como os primeiros Renault Alpine.
O grupo Renault-Nissan informou que lançará nos próximos anos até 60 novos modelos, entre reestilizações, novas gerações e ainda modelos inéditos, não é de se estranhar que plataformas sejam compartilhadas.