28 de jul. de 2008

TOYOTA REDUZ ESPECTATIVA DE VENDAS

logo-toyota-3d-silver

Através do seu site oficial, a Toyota anunciou que o objetivo de vendas de todas as montadoras que fazem parte do grupo foi reduzido, em 350 mil unidades para esse ano. É o primeiro declínio em sete anos. Com isso o grupo espera comercializar 9,5 milhões de veículos em todo o mundo. Apesar do corte, se as previsões se confirmarem, será ainda um aumento de 1% em relação a 2007, e a Toyota ainda se manteria na frente da GM em vendas globais.

A expectativa de vendas da Toyota em 2008 no Japão é de 2,23 milhões de unidades, 40 mil a menos que a previsão inicial, e 2% a menos em relação ao ano passado. Assim como a maioria das montadoras, a Toyota vem obtendo bons resultados em países emergentes, e as vendas em alguns países ricos, principalmente nos EUA, vêm caindo. Queda causada pelo aumento nos preços dos combustíveis, e de algumas matérias primas, como o aço, por exemplo.

A principal marca atingida será a mais poderosa do grupo, a Toyota, porém marcas como a Daihatsu, que produz modelos pequenos em alguns países, e a Hino, que produz caminhões, serão afetadas. Inicialmente as previsões para 2008 eram de 9,85 milhões de unidades em todo o mundo.