A Renault apresentou no Salão de Londres a nova edição limitada do Mégane hatch, a R26.R, que segundo a nota de imprensa da montadora vem para pessoas que gostam de andar em autódromos no fim de semana. O modelo vem também para reforçar a imagem esportiva da marca.
O modelo foi feito mais para as pistas do que para as ruas, O modelo é baseado no RS F1 Team R26, e do conceito herda motor, diferencial autoblocante, transmissão manual de seis velocidades. A suspensão foi recalibrada, e o modelo perdeu 123 kg, por conta da retirada da segunda fileira de banco, do ar condicionado, dos faróis de neblina, air bags, exceto o do piloto, entre outros itens. Além disso, o capo foi substituído por um de fibra de carbono.
Visualmente o modelo se diferencia do restante da linha pelo capô pintado totalmente de preto, rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo, adesivos bem chamativos, entre outros itens. Os acentos são de competição, os cintos vermelhos têm quatro pontas. No lugar dos bancos há barras de proteção vermelhas, como os cintos.
O motor é um 2.0 turbo com 230 CV e torque de 31,6 kgfm. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, em linha reta precisa de 20,9 segundos para andar 1 km. Apenas 450 unidades serão produzidas, estará à venda a partir de Outubro.