É legal ficar lembrando todo o andamento do desenvolvimento do Novo Uno, agora que ele já foi lançado. Além de ser o principal lançamento da Fiat desde o Palio em 1996, o Novo Uno foi um marco para a blogosfera nacional, por ter sido ela a grande culpada pelo vazamento de todas as informações do Uno meses antes do lançamento.
Foi na madrugada do dia 13 de janeiro que publicamos com exclusividade a primeira foto do Uno sem qualquer disfarce. Na manhã do dia seguinte a imagem já estava disseminada pelos grandes sites automotivos do mundo. Foi em um domingo, dia 21 de março, que nossos amigos do Pit Stop Brasil publicaram um encarte direcionado às concessionárias com todas as informações e dados técnicos do Novo Uno, e de quebra, tudo sobre os novos motores E.TorQ.
Ambos os blogs foram citados em sites internacionais, grandes sites nacionais, revistas especializadas e em jornais. O último foi o Estado de Minas, que no dia do lançamento do Uno (05 de maio) - e às vésperas de meu aniversário - contou um pouco dessa história, confiram:
Novo Uno - WEB 2.0 com a mesma moeda
Daniel Camargos - Estado de Minas
Desmascarado pelas mídias sociais, o Novo Uno se vale delas para se mostrar. Cria um perfil no formspring para ser entrevistado e uma versão www para agradar aos sempre conectados
Henrique Alves Rodriguez completa 17 anos amanhã (06). Mas, antes de atingir a maioridade, já deu uma aula de investigação em muitos jornalistas que esperaram para ver o Novo Uno em um resort na Bahia, onde a Fiat faz a apresentação do modelo. Em janeiro, Henrique conseguiu um arquivo de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Publicou as informações em seu blog, o Novidades Automotivas (www.novidadesautomotivas.blogspot.com), que foram repercutidas por toda a imprensa. Quem também mostrou serviço foram os garotos do blog Pit Stop Brasil (www.pitstopbrasil.wordpress.com), que no fim de março descobriram um catálogo destinado às concessionárias, com todos os detalhes do Uno.
"Estava em uma comunidade do Orkut (site de relacionamento) lendo os tópicos e encontrei uma discussão em que um suposto dono de concessionária dizia que tinha em mãos o catálogo com todos os detalhes do carro. Mandei um e-mail dizendo que tinha um blog e se ele poderia me enviar", conta Fillipe Vivas, do Pit Stop, sobre como conseguiu os detalhes do Novo Uno. Fillipe é o mais velho da equipe de quatro garotos do blog. Tem 17 anos e estuda engenharia mecânica na Bahia. Os outros são Pedro Henrique, 15, Carlos Tobias, 16, estudantes do ensino médio, e Dyogo Fagundes, 17, estudante de engenharia de pesca.
Henrique e Fillipe ficaram assustados com a repercussão que seus furos de reportagem tiveram. Jornais, revistas especializadas, sites e outros blogs repercutiram a notícia. "Foi o recorde de visitas do blog. Foram mais de 15 mil visitas em um único dia. Teve gente de tudo quanto é lugar do mundo para ver as informações do carro", conta Henrique, que cursa o ensino médio no Rio de Janeiro.
SEM SEGREDO
Fotos reveladas antes do lançamento já são rotina. Dificilmente a Fiat consegue passar incólume, principalmente, pelas lentes do Veículos. Porém, o Novo Uno revelou uma nova forma de capturar os segredos de fábrica. Para o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, a profusão de informações e imagens pegou a fábrica de surpresa, mas ele aproveita para "vender o carro" e diz que isso realça o interesse que o produto desperta. "Além disso, mostra que o produto tem um apego grande do público mais conectado. Isso não foi estimulado por nós. Mas percebemos esse interesse e, principalmente, a força dessas mídias nessas redes sociais", entende Ferreira, que cita como exemplo o pacote de personalização WWW.
Outra forma de abraçar as novas mídias, que tanto acolheram o Novo Uno, foi criar o que a Fiat chama de "a maior entrevista coletiva do mundo". Na verdade, um perfil do Novo Uno no Formspring.me, site que possibilita que outras pessoas façam perguntas para o dono do perfil. "Sabendo da receptividade desse público, pintou essa ideia de abrir um canal de comunicação diferente", explica Ferreira. Para isso, a Fiat montou uma estrutura para responder, sem interrupção, durante 24 horas, a todas as perguntas enviadas de segunda-feira até hoje, em três idiomas: português, espanhol e inglês.
"Tivemos como objetivo envolver as redes sociais no lançamento e poderíamos apenas levar blogueiros famosos para o evento. Mas seria pouco para um carro tão inovador como o Novo Uno. Por isso, optamos pela ambição de envolver todos do planeta", conta Gustavo Fortes, sócio-diretor de Planejamento da Espalhe, a primeira agência de marketing de guerrilha do país e que criou a ação. Para participar envie a sua pergunta para a página da ação no site no Formspring.me (www.formspring.me/fiatbr).