Agora, definitivamente, acabou o segredo em torno do Novo Fiat Uno. Cores, versões, motores, adereços, opcionais e preços, tudo foi enfim foi revelado pela Fiat. Fruto de um investimento de 600 milhões de dólares, o Novo Uno te design inteiramente nacional. Seu desenho segue o estilo “Rounded square” (quadrado arredondado), onde você menos espera, você vê um quadrado no novo uno, até na textura dos plásticos do painel. Segundo a Fiat, “o quadrado é a essência do Uno”.
O Novo Uno será vendido em 5 versões: Vivace 1.0, Attractive 1.4, Way 1.0, Way 1.4 e a inesperada versão Ecology. No momento, todas de quatro portas, a carroceria com duas portas só será lançada dentro de 45 dias, mas preços já foram divulgados. Detalhes sobre cada versão e os preços você confere a seguir:
As versões e os preços
A versão Vivace 1.0 é a mais simplória e barata de todas. Os para-choques sem pintura e as rodas de 13 polegadas identificam a versão de longe. É possível que seja a versão do Uno que mais será vendida, mas a Fiat pouco falará dela.
Econômetro, brake-light, tomada de corrente 12V, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, são de série. Na configuração duas portas, o preço do Uno Vivace 1.0 parte de R$ 25.500, e R$ 27.350 com quatro portas.
A versão Attractive 1.4 será a versão principal do Novo Uno, a que terá maior divulgação por parte da Fiat. Também, é a mais interessante para quem não quer o apelo Off-Road das versões Way, nem uma versão tão simples como a Vivace.
Em relação ao Vivace ela será equipada com rodas de aço de 14”, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas. Nesta versão, a carroceria duas portas custará R$ 29.280, e o quatro portas R$ 31.080.
A versão Way será a única oferecida com os dois motores. Ela se caracteriza pelo apelo off-road de uso urbano, com molduras nas rodas, hack no teto e para-choques sem pintura. O interior também tem acabamento diferenciado. Sua lista de equipamentos é igual a da versão Attractive. Preços: 1.0 2 portas, R$ 26.690; 1.0 4 portas, R$ 28.490; 1.4 2 portas R$ 30.070; 1.4 4 portas, R$ 31.870.
São opcionais de fábrica para todas as versões: Direção hidráulica, ar-condicionado + para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem de altura. Alarme, sensor de estacionamento, protetor de cárter (que não precisa ser retirado quando da troca de óleo) e faróis de neblina, só nas concessionárias.
Personalização
A Fiat quer que cada Uno seja único, e para isso permite que várias personalizações. Os grandes destaques são os adesivos para as colunas, teto, para-choques, para-lamas, espelhos retrovisores externos, maçanetas, pomo do câmbio, freio de mão e molduras do painel. Eles serão vendidos exclusivamente nas concessionárias, em kits pré determinados para cada versão.
Ainda haverá os kits de personalização que poderão vir de fábrica, os WWW, Arabesco e Podium. Eles incluem adesivos, faixas, badges, tatuagem de teto, moldura do painel de instrumentos, apliques para o pomo de câmbio e freios, tapetes. À parte será oferecido aerofólio, minissaias e pedaleiras esportivas, apliques na grade dianteira, rodas e calotas com cores diferentes e ponteiras, maçanetas e capas de retrovisores cromados.
Interior
O interior é tão espaçoso como era a primeira geração do Uno para sua época. Por ser “quadradinho” há melhor aproveitamento de espaço para os passageiros. O painel tem detalhes redondos e é bastante funcional. O quadro de instrumentos é pequeno, mas tem leitura boa, entretanto, computador de bordo não há nem entre os opcionais. O console central é personalizável de acordo com a versão ou kit de personalização.
Exceto a versão Vivace, todas as outras possuem um console no teto muito parecido com o do Idea, com direito a um espelhinho para ver os passageiros do banco de trás. O pára-brisa estréia uma novidade na Fiat, ao apertar de um botão ele desembaça. Ele é térmico, mas não tem aqueles chatos fios de cobre o cortando de ponta a ponta.
Motorização
Os motores Fire EVO são uma atualização dos demais motores Fire, com novos coletores de admissão, pistões, dentre outras partes mecânicas. o que interessa é que a potência aumentou e o consumo caiu. O motor 1.0 EVO (evolução do Fire) gera 73cv na gasolina 75cv com álcool, e o torque máximo é de 9,9kgfm; já o motor1.4 EVO gera 85cv com gasolina e 88cv com álcool. O torque máximo é de 12,5kgfm.
Segundo a Fiat promete o Uno Vivace tem consumo médio de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na cidade, chegando a 20,1 km/l e 12,9 km/l na estrada. Já na versão Attractive o 1.4 faz 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol) em uso urbano e até 19,4 km/l e 12,8 km/l (etanol) cem circuito rodoviário.
Cores
O cliente do novo Uno terá 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas. Três delas fazem sua estreia na linha Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, enquanto o Verde Box se destina somente às versões Way.