O lançamento do Novo Fiat Uno aconteceu na última terça-feira (4) na Praia do Forte, na Bahia. Mas o grande evento mesmo aconteceu na internet. Além de transmitir ao vivo para todo o mundo, a Fiat abriu um espaço no Formspring (um tipo de comunidade que se baseia em perguntar e responder) para que as pessoas pudessem fazer perguntas sobre o Novo Uno.
Foram mais de 9.000 perguntas e 2.500 respostas dadas por 3 grupos: Marketing, Engenharia e Happy Hour. Esse evento online, dado pela Fiat como "a maior entrevista coletiva do mundo" foi um sucesso, com excessão a alguns detalhes (os são paulinos que o digam!) e por algumas respostas não terem sido respondidas corretamente.
Selecionamos algumas perguntas feitas por diversas pessoas. Eu fiz algumas, mas apenas uma foi respondida (a última, lá no finalzinho). Confiram!
porque usar o nome do uno para um carro completamente novo?? by kaicpf
MARKETING - Porque ele o homenageia um dos maiores sucessos da FIAT e mantém os atributos relacionados ao Uno: robustez, economia, confiabilidade, baixo custo de manutenção e ótimo preço.
HAPPY HOUR - Porque o novo Uno é novo e é um carro completamento novo e uno.
O painel dele é de plástico rígido, ou é emborrachado?
ENGENHARIA - O painel do Novo Uno é moldado em plástico.
MARKETING - O painel do novo Uno é um dos destaques do habitáculo do carro. A parte frontal traz a tecnologia "insert molding", um filme estampado e injetado conjuntamente ao componente plástico. O recurso propicia a criação de elementos gráficos variados, diferenciando as versões do carro, e vem de série nas versões Attractive e Way, e como opcional na Vivace. (Tá, mas é de plástico rígido ou emborrachado? Será que custava dizer que é rígido, como em todos os carros do segmento dele? Economizariam as teclas...)
O novo Fiat Uno veio com o intuito de tentar quebrar a VW em relação ao sucesso de vendas do Gol G5 e Fox que se tornaram tão populares no Brasil? by alanchristiann
MARKETING - As pesquisas mostravam que o público queria um carro pequeno por fora e espaçoso por dentro, de fácil manutenção, econômico e ótimo preço, ou seja, os elementos consagrados do Uno. Assim, a ideia foi criar um novo conceito dentro do segmento, mantendo os atributos que fizeram do Uno uma história de sucesso. Por isso o novo Uno traz tudo isso e muito mais: é o que tem a melhor ergonomia, a melhor dirigibilidade e o maior espaço interno entre os concorrentes. Seu novo motor EVO também é mais potente (mas ainda assim econômico, como já vimos). O novo Uno possui novas cores, traz o atributo inédito de customização, tem econômetro no Vivace 1.0 e conta-giros nas outras versões, tem FIAT Code em todos os modelos, garantindo a segurança, tem pára-brisa térmico como opcional - uma novidade no mercado nacional -, carroceria totalmente reformulada, suspensão concebida para manter a estabilidade direcional e enfrentar qualquer terreno sem transmitir ao habitáculo as vibrações ocasionadas por pisos irregulares, entre outras novidades. É por estas e outras que ele tem o melhor custo-benefício entre todos os concorrentes e é certeza de sucesso.
Qual será a produção média mensal do novo Uno? by dopke
MARKETING - A expectativa de vendas é de 10 a 12 mil unidades por mês.
Quanto ao consumo, qual é a média por litro?
ENGENHARIA - O consumo urbano médio do motor 1.0 é estimado em 15,6 Km/l (gasolina) e 10,5 Km/l (etanol). Já o consumo médio em estrada do motor 1.0 é estimado em 20,1 Km/l (gasolina) e 12,9 km/l (etanol). Os modelos de motor 1.4 tem consumo urbano médio estimado em 14,7 Km/l (gasolina) e 10,3 (etanol). Já o consumo em estrada deste motor é estimado em 19,4 Km/l (gasolina) e 12,8 (etanol).
aqueles quadradinhos na grade,é uma entrada de ar ou é so enfeite (serio) by diegofelipe432
MARKETING - Os três round squares (ou quadrados arredondados)na dianteira são elementos puramente estéticos, que cativam o olhar e despertam a curiosidade de explorar mais além. Esse detalhe é fruto de um design novo, baseado em pesquisas mercadológicas e de opinião.
HAPPY HOUR - Não ficou um charme?
A gregos, o Uno agradaria, agora a Troianos... O negócio seria indicar uma Doblo... né? Ou será que o índice de habitabilidade é tão bom assim nesse novo Uno?
ENGENHARIA - O novo Fiat Uno vem com o maior índice de habitabilidade da categoria (2.219 litros). O Doblo já se encaixa em outra categoria, o que inviabiliza a comparação. Porém vale a pena vê-lo de perto para saber se sua necessidade será suprida.
HAPPY HOUR - Que venham os Troianos!
Quanto tempo de garantia tem o carro?
MARKETING - A garantia geral é de um ano, sem limite de quilometragem. E nesse período, se o dono do veículo tiver alguma emergência, ele conta com a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e carro reserva em qualquer lugar do Brasil.
O Fiat Uno vai de 0-100 em quantos dias?
MARKETING - Dependendo da versão o desempenho é o seguinte:
Vivace 1.0: 14,7 s (gasolina) / 13,8 s (álcool)
Attractive 1.4: 11,1 s (gasolina) / 10,8 s (álcool)
Way 1.0: 16,8 s (gasolina) / 15,8 s (álcool)
Way 1.4: 11,8 s (gasolina) / 11,5 s (álcool)
HAPPY HOUR - Ok, Ok, fazer a conta de conversão de segundos para dias é só para os engenheiros!
Afinal, terá, futuramente, disponivel como opcionais: retrovisores elétricos, câmbio dualogic e vidros elétricos nas portas traseiras?
MARKETING - Não há previsão...
Quanto pesa? by maiconsievert
ENGENHARIA - O peso varia conforme a versão: a Way 1.0 pesa 920 Kg e a Way 1.4, 940 Kg. A Vivace é mais leve: 895 Kg. Já a Attractive alcança os 925 Kg.
o que é o para-brisa térmico?
MARKETING - O para-brisa térmico tem a função de desembaçamento.
Quando acionado, ele leva até três minutos para desembaçar o vidro da
frente por completo. No final deste tempo, a função é desativada
automaticamente. É um conteúdo inédito para o segmento do novo Uno.
Qual a velocidade final de ambos?
ENGENHARIA - O novo Uno será apresentado com dois motores, Fire EVO 1.0 oferencendo desempenho de 151 Km/h (gas.) e 153 (etanol) e o Fire EVO 1.4 contando com desempenho de 165 Km/h (gas.) e 167 Km/h (etanol).
A Fiat espera que as vendas superem as do Palio? by RenatoBellote
MARKETING: Nós estamos com expectativa de vender de 10 a 12 mil unidades por mês. Acreditamos que, por se tratar de um carro popular, com design inovador e muitas possibilidades de customização, será um grande sucesso de vendas.
Há chances do Uno substituir o Panda na Europa? by HENRIQUEAR
MARKETING - Ainda não há estudos divulgados relativos à citada substituição.