As vendas de automóveis de passeio e comerciais leves no Brasil registraram uma queda de 10,1% no mês de maio, em relação ao mês de abril. Segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacados 235.674 veículos, quase 35 mil unidades a menos em relação ao mês de abril, que teve 261.897 unidades emplacadas. Presume-se que o fim da redução do IPI seja a causa da queda de vendas.
A Fiat, no acumulado de 2010, permanece na liderança, com uma diferença de 0,20% em relação à Volkswagen. Já no ranking de veículos de passeio, a montadora alemã ganhou o topo do ranking, com 25,13% de participação de mercado. A Fiat aparece logo após a Volkswagen, com 23,83%, em seguida, a GM, com 21,01%, seguida pela Ford, com 10,2%, Renault, com 5,3% e Honda, com 4,31%. Já na categoria dos comerciais leves, a Fiat segue como líder, com 21,51% de participação no mercado. Fiat e GM seguem com empate técnico. No acumulado do ano, o segmento conta com o mesmo resultado do mês de maio.
O Palio, logo no primeiro mês do novo Uno, já sentiu a presença do novo irmão. Ele caiu para a quinta posição do ranking dos mais vendidos, ao contrário do novo Uno/Mille, que juntos são o segundo do ranking, isso por enquanto, já que a fila de espera para o Novo Uno chega a ser de 90 dias. Em primeiro lugar, está o Gol, com 24.236 unidades comercializadas. O Uno teve 14.164 unidades emplacadas, seguido do Corsa Sedan (que inclui também o Classic), com 11.377 unidades. Já o Fox/Crossfox teve 10.671 unidades vendidas, e o Palio, 10.448 unidades.
No acumulado de 2010, conforme citado anteriormente, a Fiat é a líder até agora, com 228.284 unidades comercializadas, seguida da Volkswagen, com 226.237 unidades emplacadas, GM, com 213.067 unidades, Ford, com 101.587 unidades, e, finalmente, a Renault, com 52.839 unidades vendidas.
Os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos
Automóveis | Comerciais leves |
1º VW /GOL 24.236 | 1º FIAT /STRADA 9.104 |