A Audi apresentou hoje, em Montreal, no Canadá, um protótipo do A1 equipado com o sistema de tração quattro. O protótipo esteve presente em um evento que comemora os 30 anos do sistema da Audi, chamado “Fascinação quattro”. O sistema resume-se a uma embreagem multi-disco hidráulica que controla eletronicamente a estabilidade do veículo, concentrando o torque nas rodas dianteiras, mas, caso ocorra a aderência, o sistema redireciona o torque para as rodas traseiras.
De início, não haviam planos para a criação de uma versão quattro para o A1, mas a adaptação do sistema ao A1 fará com que seja possível o uso do mesmo sistema em modelos similares em tamanho, como o Polo europeu e o CrossPolo, que, com o sistema, ganha a tão desejada tração 4x4.
Motores não estão confirmados, mas o sistema quattro deverá equipar as versões top de linha do modelo e/ou versões esportivas, com motores movidos a gasolina e a diesel. Com a produção do A1 quattro, a Audi passa a oferecer o sistema em toda a sua linha de carros. Não há informações sobre a venda do veículo em mercados conquistados recentemente pelo compacto, como o Brasil.