Como adiantamos na última semana, a Volkswagen escolheu o Salão Internacional do Catar para apresentar a versão definitiva do 1L, um conceito que foi mostrado pela primeira vez em 2002 e que foi reformulado em 2009, marcando presença na última edição do Salão do Automóvel.
Em sua terceira geração, o carro leva o nome de Volkswagen XL1, e traz soluções mais concvencionais que os conceitos. Feito em chassi monocoque de fibra de carbono que pesa apenas 230kg, o carro é movido pela união de um bloco bicilindrico de 800cm3 a Diesel com 48cv a um elétrico que gera o equivalente a 27cv. No total, são apenas 795kg.
O baixo peso, associado à aerodinêmica eficiente, garante ao carro um bom desempenho. Ainda que com consumo anunciado de 11,1km/l, o XL1 vai de 0 a 100km/h em 11,6 segundos e atinje a velocidade máxima de 160km/h. Suas baterias consgarantem autonomia de 35km, e a recarga pode ser efetuada em uma tomada doméstica ou pelo motor diesel. Seu tanque de apenas 10 litros garante autonomia de mais de 500 km sozinho.
Fonte | MotorDream