Assim como a Toyota fez nesta quinta-feira, a Honda convocou nesta sexta-feira (29) um recall mundial para cerca de 646.000 unidades do modelo Fit. Que inclui países como Japão, China, Tailândia, Malásia, Índia e todo ou parte do continente da Europa. No Reino Unido, por exemplo, onde o modelo é chamado de Jazz, 171.372 proprietários do modelo deverão levar seus veículos às concessionárias da montadora japonesa.
O problema está no conjunto do acionador principal do vidro elétrico localizado na porta do motorista, afetando unidades fabricadas entre os anos de 2002 e 2008. Segundo a Honda, quando o conjunto fica exposto a líquidos, como a água da chuva, pode ocorrer problemas no funcionamento do conjundo, impedindo a abertura ou fechamento do vidro, ou até mesmo gerando um curto-circuito na parte elétrica, podendo levar a um superaquecimento ou, até mesmo, um incêndio na parte interna do veículo.
Segundo a Honda, nem todos os carros terão o acionador central do vidro elétrico trocado, mas eles receberão um revestimento interno a prova d’água. Apesar dos problemas, a Honda ainda não confirmou o recall para o Brasil. A montadora japonesa diz que iniciou os estudos para ter certeza se o defeito atinge as unidades do Fit brasileiro, que é produzido em Sumaré, em São Paulo. Ela divulgou a seguinte nota:
"Com relação ao recente anúncio do recall do Honda Fit em alguns mercados, a Honda Automóveis do Brasil, em conjunto com sua matriz no Japão, está analisando se o problema encontrado também abrange os veículos produzidos em território nacional. Tão logo tenhamos uma posição, voltaremos a informar."