Falta pouco para finalmente conhecermos o novo Fiat Uno. A Fiat deve revelar o modelo, que tem tudo para ser o lançamento do ano, no final de abril. Mas enquanto o dia não chega, vamos acompanhando as últimas notícias e flagras do modelo.
Nestas últimas fotos feitas pelo blog Autos Segredos, graças à chuva o tecido que ainda esconde parte do carro ficou transparente, permitindo que possamos confirmar que ele será igual ao das imagens filtradas no registro de patentes, que revelamos em primeira mão em janeiro.
Ousadia não faltará ao novo Uno, o que pode ser confirmado pela cor de lançamento, um verde nada discreto. O slogan da campanha de lançamento já foi definido: “Novo Uno. Tudo novo”. O grande segredo que a Fiat mantém, é a faixa de preço que ele irá ocupar. Se chegar por um preço atraente, provocará algumas reações dos concorrentes.
O Novo Uno é baseado no Fiat Panda europeu, mas estréia uma nova plataforma, que futuramente será usada pela nova geração do Fiat Palio. A ispiração para os três “buraquinhos” no lugar onde deveria estar a grade do modelo vieram da primeira geração do Panda europeu.
Mas a relação entre o Uno e o Panda fica na semelhança, no formato. O design do Uno é bem diferente e mais moderno. Enquanto o Panda tem estilo com linhas mais retas, o Uno tem linhas mais redondas. A traseira é reta nos dois, mas enquanto as lanternas do Panda são estreitas e vão do teto ao parachoque, no Uno elas só vão até a linha da cintura e são mais largas.
No interior a Fiat buscou inspiração em vários modelos. O volante é novo, com formato inspirado no usado pelo Fiat 500, os comandos de seta e limpador de para-brisa são da linha Palio, assim como a coluna de direção e o rádio. O quadro de instrumentos será compacto e circular, com um visor digital no centro com função de computador de bordo no centro do painel.
O Uno será equipado com os motore s 1.0 e 1.4 Fire, recalibradas para emitir menos poluentes e serem mais econômicos, mas com a mesma potência. Ele será oferecido em versões de duas e 4 portas. Ele terá diversas versões, inclusive uma metida a aventureira. Nos mais caros haverá apliques de tecido nas portas. O Uno atual, ou Mille se preferir, tem produção garantida até 2014.