Faz tempo que a gente vê em vários produtos a frase “Made in China”, mas de um tempo para cá também pode se ver nas ruas automóveis com a mesma origem. O volume de vendas é pequeno, mas já são 5 marcas que vendem carros chineses no Brasil: Chana, Effa, CN Auto (que hoje representa a Hafei e a Jinbei) e Chery.
E não é só, a JAC Motors já anunciou sua estréia no Brasil para outubro, durante o Salão de São Paulo, e o grupo CAOA, que representa a Hyundai e Subaru no Brasil, pode passar a importar os carros da BYD até o fim do ano. As outras marcas já estabelecidas por aqui já tem novos lançamentos programados.
A Chery, que no meio do ano passado lançou o crossover Tiggo, ainda neste semestre lança três novos modelos: o Hatch Cielo, o compacto QQ3 e a pequena minivan Face. A Effa já deve lançar no mês que vem o sedã médio 620 e o hatch 320 (uma cópia do MINI Cooper).
A CN Auto que hoje vende as novas Towner e Topic, está estudando a importação de carros da Great Wall. A marca, que é conhecida por fazer cópias de carros conhecidos, até já chegou a ser oferecida aqui por uma empresa de Brasilía, mas sem conseguir ampliar as vendas para o resto do país, o negócio acabou no ano passado.