A General Motors do Brasil anunciou um investimento de investir R$ 1,4 bilhões para a modernização modernização e ampliação das plantas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes. O foco desse investimento é produzir por aqui dois veículos inéditos baseados nas novas arquiteturas globais da empresa.
Um dos modelos é certo, o sedã Cruze que fez a estréia de uma nova plataforma global desenvolvida na Coréia pela Daewoo, e deve ser lançado no fim de 2011. O segundo lançamento inédito ainda não está confirmado, mas tem tudo para ser a versão final da Orlando, que é previsto para a mesma época.
O modelo, que mistura caracteristicas de minivas e crossovers usa a mesma plataforma do Cruze, e acaba de ser registrado pela Chevrolet no registro de patentes nacional. No Brasil ela ocuparia o lugar das veteranas Blazer e da Zafira mais completa, que já estão em seu final de carreira.
Linha Chevrolet renovada até 2012
A GM já havia anunciado outro investimento faz pouco tempo, no total são R$ 5 bilhões, que foram distribuídos entre os anos de 2008 e 2012. De todo esse valor, R$ 2 bilhões serão utilizados no desenvolvimento de uma nova família de veículos que substitui o Celta e o Prisma, que serão fabricados na fábrica de Gravataí (baseados no compacto Spark).
Ainda vem por aí a versão picape do Agile, uma nova minivan, com plataforma mista entre a do Corsa e a do Astra, que substitui a Meriva e versões mais simples da Zafira (flagrada pela revista Autoesporte, na edição de abril), o novo Classic que será apresentado no ínício do próximo mês e a picape D-Max, que aposenta a veterana S10. Ao todo serão 15 novidades, entre lançamentos e reestilizações que renovam a linha Chevrolet até 2012. Será que a Chevrolet voltará a ser o que era na década de 90?