A Fiat deve apresentar junto com o Novo Uno dois novos motores o 1.6 16v e o 1.8 16v, âmbos produzidos na fábrica da antiga Tritec, comprada pela Fiat Powertrain. Tecnicamente os dois motores 1.6 16v e 1.8 16v são muito parecidos, e poderão ser acoplados ao câmbio automatizado Dualogic. Os primeiros modelos a usarem os novos motores são o Punto e o novo Idea 2011.
A Fiat destaca a versatilidade, dimensões e pesos reduzidos, a confiabilidade mecânica e a praticidade de manutenção dos dois motores. Os dois usam corrente metálica no lugar da correia dentada, e usam componentes que priorizam a redução de atrito entre as peças, o que reduz consideravelmente o consumo.
Motor 1.6 16v Flex
O motor 1.6 16v substituirá aos poucos os motores 1.8 8v compartilhados com a Chevrolet. Tem mais potência que o beberrão 1.8 da GM, 117 cavalos contra 115, mas tem menos torque, 16,8kgfm contra 17.8kgfm. Mas o consumo, que com toda certeza será bem menor, compensará a redução de força.
Motor 1.8 16v Flex
Na boa, eu não esperava que a Fiat fosse lançar um novo motor 1.8 tão cedo, mas o fim de produção do motor 1.9 16v usado no Linea era um indício, embora fosse esperado que o novo 1.6 o substituiria. Este motor deve solucionar um defeito do motor 1.9, a falta de força em baixas rotações. A potência é a mesma, 132cv com álcool, e o torque aumentou em 0,1kgfm, tendo 18,7kgfm, mas a força total chega em rotações mais baixas. Ele equipará o Linea e o Bravo, que chega em setembro.
Dados técnicos
1.6 16v Flex | 1.8 16v Flex |
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