11 de fev. de 2011

O que a dupla Kia e Hyundai prepara para o Brasil?

kia - hyundai brasil
Kia e Hyundai. Falei delas na semana passada, falarei de novo nesta semana. Desta vez, em um contexto diferente. A Kia registrou mais de 120 % de crescimento em 2010, alcançando recordes com o Cerato, que vendeu mais de 3500 unidades, superando o  Civic, da Honda. Já a Hyundai vem crescendo no Brasil, e a prova disso está nas vendas do compacto i30, do SUV Tucson e do ix35. Para continuarem crescendo, quais são os planos dessas montadoras?

Kia Kia-Optima_2011_1024x768_wallpaper_06

Quem foi ao stand da marca no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010 pôde conferir as novidades que a marca reserva para o mercado. No ano passado, ela já havia lançado o sedan de luxo Cadenza. Para este primeiro trimestre, ela reservou o Cerato Koup, o Cerato hatch, o Optima e o Soul flex (que começou a chegar às lojas em dezembro, tendo as vendas oficializadas em janeiro).
Kia-Forte_Koup_2010_1024x768_wallpaper_01 
O primeiro é a versão cupê e esportiva do sedan Cerato. Custará R$ 82 mil, vindo em versão única, automática e com o motor 2.0. Virá com equipamentos exclusivos, como alto-falantes com iluminação, até então só oferecido em modelos de outros países.
Kia-Forte_5-door_2011_1024x768_wallpaper_02 
Já o Cerato hatch será o modelo da Kia para competir no segmento dos hatches médios, aproveitando os futuros lançamentos das montadoras concorrentes (Cruze hatch, da GM, 308, da Peugeot, e entre outros). Deverá custar cerca de R$ 52 mil na versão básica, longe dos R$ 47 mil reais esperados, mas ainda assim abaixo dos outros carros do segmento.

O motivo dessa mudança de preço? A Kia talvez esteja se interessando em trazer o Rio, hatch compacto cuja nova geração teve fotos divulgadas hoje. Ele ficaria na categoria do Punto e do C3, podendo ter preços partindo de R$ 42 mil, para não brigar diretamente com o Picanto, que irá mudar em breve e, provavelmente, terá um acréscimo no preço.
Kia-Optima_2011_1024x768_wallpaper_09 
Voltando aos lançamentos confirmados, o Optima foi revelado em 2009, e surpreendeu pelo design diferente (e lindo). No Salão, chamou atenção em meio a tantos veículos expostos. Brigará com o Fusion V6 e com o Sonata, da Hyundai.

Uma característica importante a se ressaltar é o investimento da Kia no Brasil. Os motores flex foram projetados na América do Sul. Estrearam no Soul e, em breve, estrearão no Cerato e no Cerato hatch. Há alguns meses, o novo Picanto, que nem havia sido revelado por fotos, foi flagrado no Brasil, já equipado com motores flex. São poucos os casos em que modelos inéditos mundialmente são flagrados em testes no Brasil.

Hyundai

Prefiro citar, de imediato, os lançamentos da coreana. Elantra, que brigará com o Civic e com o Corolla, Genesis, modelo V6 de 333 cavalos que irá enfrentar Mercedes-Benz Classe C e BMW Serie 3, Equus, sedan de luxo da marca, e o cupê Veloster.

Todos modelos que custarão acima de 50 mil reais, logo, mantendo a marca no patamar “premium”, de acordo com as denominações de categorias do mercado. A marca parece apostar no crescimento que teve no Brasil para limitar tais lançamentos a determinados tipos de público.
Hyundai-Elantra_2011_1600x1200_wallpaper_08 
O Elantra deverá custar entre 60 mil e 90 mil, incluindo versões top-de-linha. A aposta do Hyundai está em seu design diferenciado e seus equipamentos, que prometem realizar uma boa competição com o Civic e Corolla.
Hyundai-Genesis_2012_1600x1200_wallpaper_02 
Já o Genesis é uma alternativa um pouco mais barata ao Classe C e ao Serie 3 da BMW, tendo um potente motor V6 de 333 cavalos. Não se sabe se a Hyundai ainda o lançará neste ano, já que ele será reestilizado em 2012. Não há informações sobre preços. 
Hyundai-Equus_2011_1600x1200_wallpaper_07 
O Equus, sedan de luxo, irá brigar com modelos mais sofisticados, com o Audi A8 e o S400 Hybrid. Ele irá custar algo em torno de R$ 260.000, um preço bem mais em conta em relação aos seus concorrentes.
Hyundai-Veloster_2012_1600x1200_wallpaper_05
O cupê Veloster foi apresentado no Salão de Detroit, mas não foi lançado oficialmente. O esportivo chama atenção pela sua exoticidade, tendo apenas três portas (duas dianteiras e uma no lado direito). Não há informações sobre preços lá fora, nem aqui, mas é possível afirmar que o modelo deverá custar entre 80 e 90 mil.

Obrigado pela leitura! Um ótimo fim de semana a todos!