Uma das principais atrações da Peugeot na última edição do Salão do Automóvel, o Peugeot 408 está sendo lançado hoje aqui no Brasil. O modelo substituirá de uma só vez o 307 Sedan e o 407. Ambos nunca tiveram vendas animadoras. Para o segmento imediatamente acima do 408 a Peugeot estuda importar o novo Peugeot 508 em 2012.
Lançamento mais importante da Peugeot neste ano, o 408 tem como armas para conquistar o mercado acabamento superior, boa dirigibilidade, amplo pacote de equipamentos de série (não tão grande quanto o do Fluence), preço competitivo e três anos de garantia total. A expectativa da marca é vender entre 1.200 e 1.500 unidades do modelo por mês.
Importado da Argentina, como boa parte dos carros que compõem o segmento de médios no Brasilm o Peugeot 408 chega ao Brasil em três versões: Allure, por R$ 59.500, Feline por R$ 74.900 e a topo de linha Griffe, que custa a partir de R$ 79.900. A versão Allure é a única equipada com câmbio manual de 5 velocidades, mas com o câmbio automático de 4 velocidades preço salta para R$ 64.500.
Por enquanto o único motor disponível para o modelo é o 2.0 16V flex de 151 cv com etanol e 143 cv com gasolina, que é capaz de levar o sedã à máxima de 212 km/h na versão manual e 208 km/h na automática. Mas no segundo semestre a versão Griffe poderá ser equipada com o sofisticado motor 1.6 16V THP (Turbo High Pressure) de 165 cavalos que estará associado ao câmbio seqüencial Tiptronic de seis velocidades, prometendo mais agilidade ao sedã.
A marca garante um bom espaço interno no 408, graças aos 4,69 metros de comprimento, 2,71 metros de entre-eixos, 1,815 metro de largura e 1,519 metro de altura. O amplo porta-malas tem capacidade de 526 litros.
Confira os equipamentos e preços das versões:
Allure: R$ 59.500 (manual), R$ 64.500 (automático)
Segurança:
• Dois airbags frontais (condutor e passageiro);
• Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
• Farois de neblina dianteiros;
• Travamento automático das portas.
Conforto:
• Direção hidráulica;
• Ar-condicionado;
• Para-brisa acústico;
• Regulador + limitador de velocidade (versão com transmissão automática);
• Regulagem do volante em altura e profundidade;
• Apoios de braço dianteiros integrados ao assento, apoios de cabeça dianteiros com
inclinação regulável;
• Bancos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3 com apoio de braço central e porta-objetos;
• Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
• Retrovisores elétricos;
• Radio-CD RD4 acoplado ao USB Box com as funções Bluetooth e viva-voz;
• Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;
• Tela multifunções com computador de bordo;
• Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Estilo:
• Roda 16 polegadas em liga leve;
• Grade frontal com frisos cromados;
• Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
• Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
• Painel de instrumentos soft (slush)
• Volante de couro.
Feline (automático): R$ 74.900
Segurança:
• Dois airbags laterais (proteção do tórax) e dois do tipo cortina à frente e atrás (cabeça);
• Controle de estabilidade (ESP) reunindo ainda as funções ASR e CDS;
• Alarme.
Conforto:
• Bancos de couro;
• Teto solar elétrico;
• Acendimento automático dos farois;
• Limpador do para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + follow me
home automático;
• Retrovisor interno eletrocrômico;
• Retrovisor externo rebatível;
• Roda 17 polegadas em liga leve;
• Ajuda ao estacionamento traseiro;
• Ar-condicionado automático bi-zone + difusão de ar para os assentos traseiros.
Estilo:
• Frisos cromados na base das janelas;
• Volante de couro esportivo;
• Mostradores com fundo branco;
• Soleiras de portas de alumínio;
• Pedaleira de alumínio.
Griffe (automático): R$ 79.900
• Farois bi-xenon direcionais;
• Navegação RNEG com tela rebatível (WIP Nav);
• Ajuda ao estacionamento dianteiro;
• Assento do condutor com ajuste elétrico.